Diário do Alentejo

Câmara de Alvito aprova orçamento de 8,7 milhões

24 de dezembro 2020 - 10:30

A Câmara de Alvito aprovou um orçamento de 8,7 milhões de euros para 2021, valor inferior em 1,7 milhões ao deste ano, mas que vai aumentar com fundos comunitários. O orçamento já foi aprovado pela Câmara de Alvito, com votos a favor dos três eleitos da maioria CDU e a abstenção dos dois vereadores da oposição PS, precisou o presidente da autarquia, António Valério.

 

Segundo o autarca, o orçamento aprovado para 2021 é superior em 701 mil euros ao valor inicial (8.083.000 euros) e inferior em 1,7 milhões euros ao valor final (10,5 milhões) do orçamento deste ano.

 

Tal como aconteceu com o deste ano, o orçamento para 2021 vai aumentar com o saldo da gestão de 2020 e a inclusão de verbas de fundos comunitários para financiar projetos do município no âmbito de candidaturas já apresentadas e que deverão ser aprovadas no âmbito do programa Portugal 2020. O orçamento, que prevê 4.775.753 euros de despesas correntes e destina 4.008.247 euros para investimentos, é "equilibrado e responde às ações que a câmara pretende concretizar em 2021", indicou.

 

Entre os investimentos previstos no orçamento para 2021, António Valério destacou a conclusão da construção do edifício multiúsos do Terreno do Assis e da intervenção de conservação e restauro dos azulejos do século XVII intervenção na igreja matriz, as obras de adaptação de um edifício para acolher a Casa do Turismo e as de requalificação da estrada municipal da Fonte da Telha, do jardim do Parque Urbano de Lazer Ativo e do parque de estacionamento junto a um lar na vila de Alvito.

 

Já em Vila Nova da Baronia, o autarca destacou as obras de requalificação do parque da Casa do Povo e do Largo da Matriz e a intervenção na Ermida de Sant'Águeda.

 

Em termos de impostos municipais, a autarquia, que não cobra Derrama, decidiu manter em 2021 a taxa mínima de 0,3% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos e as reduções de 20, 40 e 70 euros para famílias com um, dois e três ou mais filhos, respetivamente.

 

O orçamento para 2021 ainda vai ser discutido e votado na segunda-feira pela Assembleia Municipal de Alvito, onde a CDU também tem maioria.

Comentários