Diário do Alentejo

Câmara de Aljustrel aprova orçamento de 18,8 milhões

12 de dezembro 2020 - 14:30

A Câmara de Aljustrel, no distrito de Beja, vai contar em 2021 com um orçamento municipal de 18,8 milhões de euros, com a promoção da coesão social e territorial como principal aposta. O Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2021 da autarquia alentejana foram aprovadas pelo executivo municipal por maioria, com os votos favoráveis dos três eleitos do PS e a abstenção dos dois vereadores da CDU, e representam um aumento de 1,8 milhões de euros face ao orçamento deste ano.

 

Com este orçamento, “pretende-se promover a coesão social e intraterritorial, num clima de cooperação intergeracional e social, em que as relações solidárias sejam dominantes”, disse o presidente do município, Nelson Brito.

 

De acordo com o autarca socialista, eleito desde 2009 e que vai entrar no seu último ano de mandato, a ambição passa por criar condições para “um concelho mais aberto a relações profícuas com os territórios e gentes” com “que se envolve”, com “um tecido empresarial diversificado” e “gerador de trabalho e emprego dignos”.  

 

Nesse sentido, Nelson Brito afiançou que o município pretende continuar a tirar partido dos fundos comunitários, onde tem, a nível nacional, “a maior taxa de execução” nas candidaturas apresentadas ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e um resultado “três vezes superior à execução total” do programa operacional Alentejo 2020.

 

A construção do Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro (1,5 milhões), a criação do Centro de Negócios (1,7 milhões) e a criação dos trilhos de observação "Do Campo à Mina" (1,2 milhões) são alguns dos projetos camarários em “carteira” para o próximo ano.

 

A par disto, a autarquia quer “desenvolver candidaturas em parceria com fundos nacionais e com a Comunidade Intermunicipal” do Baixo Alentejo para projetos como o Centro Interpretativo Ferroviário Mineiro, o Centro de Interpretação Literário e a reabilitação da ribeira do Roxo, anunciou Nelson Brito.

 

A câmara prevê ainda, no orçamento do próximo ano, o apoio a projetos de instituições locais, nomeadamente a recuperação e beneficiação da igreja matriz ou a 1.ª fase das obras de remodelação e ampliação das instalações do lar da Misericórdia de Nossa Senhora de Assunção, em Messejana. O autarca ressalvou, contudo, que este orçamento “foi elaborado em clima de grande incerteza, por via da situação pandémica que atingiu Portugal e o mundo”.

 

“A sua execução estará fortemente condicionada pela possibilidade de mitigar ou resolver, em 2021, os impactos da situação da crise sanitária a nível económico e social”. O Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2021 da Câmara de Aljustrel vão ainda ser discutidos e votados na próxima reunião da assembleia municipal.

Comentários