Diário do Alentejo

Municípios de Portalegre criam empresa para gestão da água

01 de outubro 2020 - 10:45

Dez dos 15 municípios que constituem o distrito de Portalegre criaram uma empresa municipal de gestão da água em baixa, esperando investir mais de 6, 3 milhões de euros em projetos para o setor.

 

A empresa municipal Águas do Alto Alentejo, constituída com a forma de sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos e com natureza intermunicipal, é formada pelos municípios de Alter do Chão, Crato, Gavião, Nisa, Ponte de Sor e Sousel, todos geridos pelo PS, Arronches, Castelo de Vide, Fronteira e Marvão, com gestão do PSD.

 

A a entidade promotora do projeto, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), explica que esta empresa nasceu para garantir “mais qualidade e estabilidade” nos serviços à populações, mas também devido à “escassez” de recursos hídricos na região, o que faz com que o Alto Alentejo tenha “necessidades especiais” nessa área.

 

“A Águas do Alto Alentejo permitirá garantir a qualidade, a estabilidade e a eficiência dos serviços de distribuição de águas no território abrangido, objetivo particularmente importante numa região com população muito dispersa e, paralelamente, com escassez de recursos hídricos, o que faz com que o Alto Alentejo tenha necessidades especiais em matéria de serviços de abastecimento de águas”, refere fonte da Cimal.

 

Como entidade gestora agregada, com intervenção e investimento diretos nos subsistemas de abastecimento de água e águas residuais, a Águas do Alto Alentejo assume igualmente como “meta” o controlo e a redução de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água em baixa.

 

A empresa conta com investimentos elegíveis aprovados superiores a 6,3 milhões de euros, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR). “Estes valores representam um investimento significativo da empresa para concretização de ações estruturantes sem repercussão nas tarifas e para reduzir fortemente as perdas de águas, com as inerentes diminuições dos custos associados a essas perdas”, refere a mesma fonte.

Comentários