Diário do Alentejo

"O +Comércio +Cuba tem tido enorme sucesso"

17 de julho 2020 - 15:50

TRÊS PERGUNTAS A

João Português, presidente da Câmara Municipal de Cuba

 

Texto José Serrano

 

+Comércio +Cuba é o nome da iniciativa de apoio, lançada pela Câmara Municipal de Cuba, aos empresários do concelho, em virtude das dificuldades causadas pela covid-19. De que forma funciona esta iniciativa e a que objetivo se propõe?

Na verdade, esta iniciativa já se realiza desde há oito anos, sempre por ocasião da quadra natalícia, com o propósito de incentivar as compras de Natal no comércio local. No entanto, este ano, em virtude do atual circunstancialismo, entendemos introduzir algumas inovações ao projeto e antecipar o seu lançamento, como forma de apoiar a economia local, bastante afetada pelas restrições impostas pela pandemia. Assim, por cada 10 euros investidos no comércio local é entregue ao consumidor uma raspadinha, habilitando-o a um dos 2 500 euros em prémios. Em caso de prémio, este poderá ser descontado num dos estabelecimentos aderentes, em nova compra de valor igual ou superior ao do prémio. Desta forma, acreditamos que este valor será multiplicado pela realização de compras, na expectativa dos prémios e pela realização de novas aquisições geradas pelos prémios atribuídos.

 

De que forma se sentiu o impacto da pandemia no setor empresarial, no concelho de Cuba?

O setor empresarial do concelho de Cuba é maioritariamente constituído por micro, pequenas e médias empresas, que não foram afetadas de igual forma pela pandemia. Se houve sectores que, de certa forma, não foram tão prejudicados – como é o caso dos supermercados, a verdade é que a maioria dos sectores foi extremamente prejudicada pelo encerramento imposto e pelas condições determinadas para a reabertura. No sector primário (agricultura e pecuária) sentiram-se, inevitavelmente, os impactos causados pela pandemia, pois tanto importações como exportações foram prejudicadas. No caso dos produtores de vinhos, estes terão sido prejudicados pela diminuição das exportações e do consumo nos estabelecimentos de restauração e de bebidas, que não foi compensada pelo aumento da procura para consumo doméstico.

 

Que apelo dirigiria no sentido do êxito desta iniciativa?

Felizmente o +Comércio +Cuba tem sido um projeto de enorme sucesso junto de empresários e consumidores, reconhecendo todos a sua importância para a dinamização da economia local. Se já o era no anterior formato, parece-nos que as inovações introduzidas o tornarão ainda mais atrativo para a prossecução dos seus propósitos, pelo que apelava aos empresários que utilizem este passatempo para fomentarem, de forma responsável e racional, as aquisições, por parte dos clientes, nos seus estabelecimentos.

Comentários