A coleção de cartazes apresentada anuncia filmes antigos e é importante na história e na memória das antigas salas de cinema que existiram em Aljustrel ao longo do tempo, pois a chamada sétima arte foi desde muito cedo dada a conhecer aos aljustrelenses e remonta a 1909, contando 114 anos desde que abriu o primeiro animatógrafo, o Salão Lusitano.
Surgem em 1928 duas novas salas, o Cine Luzitano e o Cine Central Aljustrelense, que foi o percursor do Cine Oriental e já se situava no local onde hoje viria a existir o seu sucessor.
No verão de 1945 é inaugurado o Cine-Esplanada Vitória, cinema ao ar livre, localizado nas proximidades do antigo Rossio da Feira, e, em 1952, nasce o novo Cine Oriental, construído de raiz e com novo equipamento de projeção, considerado um dos melhores em todo o Baixo Alentejo.Em 1957 surge ainda o Cine- -Esplanada Avenida, elevando para três as salas de cinema em Aljustrel. Geralmente, no verão, era habitual haver cinema seis dias por semana, funcionando as duas esplanadas alternadamente, de terça a sexta, e em simultâneo, ao sábado e domingo.
Após o 25 de Abril, as Esplanadas Vitória e Avenida, não resistindo à concorrência da televisão, encerraram as suas portas.
O Cine Oriental sobreviveu e, depois de mudar de proprietário várias vezes, foi adquirido pela Câmara Municipal de Aljustrel e remodelado, sendo hoje uma sala moderna, confortável e acolhedora, capaz de receber uma grande variedade de espetáculos para além do cinema.
Código de Referência: PT/AHCMAJT/CNM/0004Datas de produção: 1928, 1947, 1948
Centro de Documentação Local de Aljustrel