Diário do Alentejo

Cadernos da Biodiversidade: Streptopelia Turtur (Rola-Brava)

09 de maio 2023 - 15:00
Foto | Dinis CortesFoto | Dinis Cortes

Texto Dinis Cortes

 

A rola-brava (Streptopelia turtur) é uma ave da família dos Columbiformes. É considerada ainda espécie cinegética, embora a sua caça tenha sido suspensa total ou parcialmente em alguns países europeus devido ao declínio das suas populações.

 

Apresenta tonalidade geral acinzentada manchada de várias tonalidades acastanhadas. O peito e a garganta são rosados e apresenta um colar estriado de preto e branco muito peculiar. É uma ave migradora com estatuto de estival-nidificante no Baixo Alentejo.

 

Frequenta espaços florestais do tipo mediterrânico, mas também zonas de montado esparso com pouco coberto vegetal, restolhos e, mesmo, parques ou jardins em ambiente rural. Alimenta-se fundamentalmente em restolhos, pousios, campos cultivados com sementes como trigo, milho ou outras. Nidifica em árvores, geralmente, a relativamente baixa altura (três ou quatro metros), construindo um ninho rudimentar com pequenos ramos entrelaçados.

 

O seu estatuto de conservação a nível internacional é VU – “Vulnerável” –, sendo este, apesar de tudo, o menor dos graus de “Ameaçado”, pelo que diretivas internacionais recomendam, como foi referido, a interdição ou forte restrição da sua caça como uma das medidas para a recuperação da espécie.

Comentários