Texto | Dinis Cortes
O maçarico-bastardo (Tringa glareola), também denominado maçarico-de-dorso-malhado, é uma ave pertencente ao grupo genérico dos charadriiformes, família Scolopacidae.
Nidifica na tundra ártica, nomeadamente, no norte da Suécia, Noruega, Finlândia e em toda a Sibéria, efetuando depois, assim, com os juvenis do ano, a viagem de regresso aos lagos da região africana subsaariana.
Aparece no Baixo Alentejo em números reduzidos durante as passagens migratórias, mas, especialmente, na outonal, pelo que a sua observação é sempre um momento interessante.
Apresenta uma plumagem muito semelhante a outras congéneres, especialmente, o maçarico-bique-bique (Tringa ochropus), com o qual, por vezes, se confunde, mas apresenta em relação a este o dorso claramente pintalgado de branco.
Apresenta ainda uma lista supraciliar branca bem distinta que não está presente no maçarico-bique-bique, bem como a face inferior das asas mais pálida.Embora pouco frequente em Portugal, o seu estatuto de conservação mundial é Least Concern, ou seja, “Pouco preocupante “.