Diário do Alentejo

Cadernos da Biodiversidade: Euchloe bellemia (Borboleta)

01 de abril 2023 - 18:00
Foto | Dinis CortesFoto | Dinis Cortes

Texto Dinis Cortes

 

A Euchloe bellemia é uma pequena borboleta diurna de tonalidade geral esbranquiçada que pertence à família Pieridae. Possui uma envergadura de cerca de três a cinco centímetros.

 

É uma das primeiras borboletas a voar, logo desde finais de novembro ou dezembro, mantendo o voo até, pelo menos, ao final da primavera ou início do verão em terras do Baixo Alentejo. Possui um voo rasteiro e rápido que a distingue de outros Pieridae, como as borboletas brancas da couve Pieris brassicae ou Pieris rapae, que são maiores e voam, geralmente, a meia-altura e de forma mais lenta e compassada.

 

A cor geral é esbranquiçada, possuindo barras listadas de cor verde-amarelado na face inferior das asas posteriores.

 

A lagarta alimenta-se de crucíferas como iberis ou sisymbrium spp e pode hibernar enquanto crisálida.

 

Prefere zonas com pouca vegetação arbustiva voando, preferencialmente, em prados, clareiras amplas e zonas semelhantes. No Baixo Alentejo pode ser encontrada por todo o lado onde exista habitat de charnecas, planícies incultas e extensos prados floridos.

 

O estatuto de conservação genérico é LC (Least Concern) “Pouco preocupante”, embora a substituição dos pousios por culturas arvenses ou outras lhe seja bastante desfavorável.

Comentários