Texto Dinis Cortes
O Amanita ponderosa é um cogumelo do grupo (família) Amanitaceae. É conhecido no Baixo Alentejo por silarca, constituindo-se como um óptimo cogumelo comestível. Existe uma tradição de recolecção e consumo deste cogumelo na área de Beja, mas também em outras áreas do Baixo Alentejo.
Geralmente este tipo de fungos cresce em íntima ligação com as micorrizas de árvores ou arbustos. Este cogumelo em particular aparece em solos avermelhados, quase esqueléticos, pobres e secos com coberto vegetal de esteva ou outras Cistaceae (estevas e roselhas).
Apresenta um corpo ovalado, por vezes ainda envolto no volvo ou película elástica que o envolve dentro da terra, apresentando uma cor levemente rosada.
É geralmente detectado quando jovem pela emergência de um pequeno montículo de solo gretado denominado “escarchão ” pelos recolectores sendo a sua colheita efectuada com um estilete de aço ou uma simples chave de fenda comprida que se introduz obliquamente ao escarchão , forçando a elevação do fungo por alavancagem do mesmo.