Diário do Alentejo

Estremoz: Espetáculo mistura 'video mapping' e novo circo

29 de agosto 2021 - 14:00

Um espetáculo que mistura a experiência digital do ‘video mapping’ e o novo circo, através da dança vertical, vai realizar-se no Castelo de Estremoz, a 03 e 04 de setembro.

 

Intitulado “Open Air – Where video mapping meets circus”, o espetáculo é um projeto do coletivo Oskar & Gaspar, que reúne profissionais de artes visuais, em parceria com a estrutura artística Laboratório, que envolve profissionais nas áreas da performance e do novo circo.

 

Segundo os promotores, a iniciativa surgiu “em resultado da pandemia” de covid-19 e junta as práticas artísticas do ‘video mapping’ com a dança acrobática vertical. “Muitos foram os projetos que nasceram em resultado da pandemia” e “o mesmo aconteceu” com este, visto que, “com o mundo a fechar, a Oskar&Gaspar precisava de encontrar soluções e contrariar a ausência de criação e partilha com os outros”.

 

E, foi “no meio desta reflexão” que se reencontrou com o Laboratório, tendo o espetáculo nascido “desta vontade de estarem juntos e de uma residência” ou “resistência artística e criativa, que ganhou vida durante o confinamento de 2020”, frisaram. “Já que ficámos todos sem chão e a flutuar no tempo, o melhor seria isso mesmo, apostar numa experiência em que todos, alguns de uma forma mais metafórica, ficam literalmente suspensos no ar, no tempo, na fantasia, sem chão para poisar”.

 

A proposta “vive da fantasia” e “mistura a experiência digital e o novo circo, com a dança vertical, partilhando uma realidade de corpo e coração a flutuar no espaço e no tempo, como que a querer oferecer a todos os espetadores esse mesmo espaço de ar aberto e livre”, indicaram ainda os organizadores.

 

O espetáculo “Open Air” é este “encontro de resistência” que “vê agora a luz do dia, numa apresentação única e de estreia” em Estremoz, com o apoio de vários parceiros. “Vai dar corpo a uma narrativa visual e física que procura dar a reconhecer os fundamentos de qualquer sociedade: criar uma vivência conjunta para responder às ameaças e fantasias futuras”.

 

O espetáculo, com entrada livre, está previsto decorrer às 21:00 e às 22:00, nos dois dias, de acordo com as “regras sanitárias em vigor”, devido à pandemia de covid-19, contando ainda com animação pela Sociedade Filarmónica Artística Estremocense.

Comentários