Diário do Alentejo

Corrida de galgos na Pista Municipal de Cuba

16 de agosto 2019 - 11:40

Texto e foto Firmino Paixão

 

A Associação Galgueira de Cuba realiza no próximo domingo, 18, a última prova a contar para o campeonato associativo da presente temporada. O evento está marcado para as 09:00 horas, com um período prévio de inscrições dos concorrentes, após o que se seguirá uma inspecção veterinária a todos os animais inscritos. A competição propriamente dita tem a primeira “trela” marcada para as 10:00 horas e realiza-se na Pista Municipal de Galgos de Cuba.

 

A organização anunciou que, entre o final da prova e a cerimónia de entrega de prémios desta corrida e do campeonato, decorrerá uma “trela à antiga”. São esperados os melhores exemplares da região, quer dos galgueiros da associação cubense, quer da Associação de Galgueiros do Sul, que tem sede em Castro Verde e tutela toda a região sul do País.

 

A Pista Municipal de Galgos de Cuba, infraestrutura considerada como uma das melhores do País para esta prática desportiva, foi inaugurada no dia 26 de setembro de 2015, tendo, nessa data, recebido a fase final do Campeonato Nacional de Galgos de Pista, competição organizada pela Federação Nacional de Galgueiros. A criação de animais desta raça, quer galgos de pista, quer galgos lebreiros, tem uma forte tradição e implantação na vila de Cuba.

Comentários