Três pontos conquistados pelo Serpa no reduto do Comércio Indústria e um ponto amealhado pelo Vasco da Gama na receção ao Oriental foi o saldo de mais uma ronda do Campeonato de Portugal. O Aljustrelense continua líder do “Distritalão”, em igualdade de pontos com o Castrense.
Texto Firmino Paixão
O Campeonato de Portugal está a 10 jornadas de concluir a primeira fase. Aos clubes que estão posicionados na metade inferior da classificação faltará disputar uma dezena de finais. O Vasco da Gama de Vidigueira é uma dessas equipas, para a qual todas as jornadas serão determinantes para o sucesso, ou insucesso, da época. No último domingo recebeu, em sua casa, um histórico do futebol português, o Oriental. Era uma partida (na foto) de importância capital para a recuperação da formação alentejana. Um jogo que era obrigatório vencer. Não conseguiu. Do mal, o menor, conseguiu um empate. Os lisboetas empataram à meia hora de jogo e o incansável Marco Castelhano assinou o tento do empate a três minutos do final do tempo regulamentar. O primeiro clube acima da denominada “linha de água” é exatamente o Oriental, com mais 10 pontos do que o Vasco da Gama, que manteve o penúltimo lugar. Ou seja, o empate foi mau para os dois clubes. O próximo adversário será o Alcochetense, equipa que ocupa o sétimo posto da tabela. O Serpa conquistou três pontos no Campo da Bela Vista, em Setúbal, domicílio do Comércio Indústria. Sofreu um golo a meio do primeiro tempo e foi para o intervalo em desvantagem. No segundo período fez a “remontada” e regressou ao Alentejo com três preciosos pontos. Regressou a equipa porque o treinador Ricardo Barão poderá ter ficado por lá, porquanto o Futebol Clube de Serpa, logo na segunda-feira, anunciou a saída do técnico, “por motivos pessoais”, e a sua imediata rendição pelo pai, Francisco Barão, que já integrava a equipa técnica do seu descendente. Portanto, saiu Barão, entrou Barão. Na próxima ronda, os serpenses receberão o Moncarapachense, um dos cinco emblemas em zona de despromoção. O campeonato regressará apenas no dia 7 de fevereiro.
Campeonatos distritais de Beja
O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja segue em velocidade de cruzeiro. Ganham os do “polo norte”, perdem os do “polo sul”. Por isso, o Mineiro (venceu facilmente em Vila Nova de São Bento) continua na liderança da prova, com os mesmos pontos do Castrense, que goleou o Odemirense. O Milfontes venceu no terreno do vizinho Renascente, o Moura ganhou tangencialmente em Beja e o Almodôvar e o Albernoense golearam o Cuba e o Ferreirense, respetivamente. Neste domingo, o Aljustrelense receberá o Despertar, o Castrense visitará o Ferreirense. No segundo escalão, Bairro da Conceição, Negrilhos e Aldeia dos Fernandes comandam as respetivas séries.
