Diário do Alentejo

Resultados e classificações: Um tomba gigantes

23 de janeiro 2026 - 14:00
Grupo Desportivo Messejanense, da segunda divisão, afastou o primodivisionário Albernoense da Taça Distrito de Beja

O Messejanense foi o único clube da segunda divisão da Associação de Futebol de Beja que sobreviveu à segunda eliminatória da Taça Distrito de Beja, uma competição de onde caíram mais dois primodivisionários: o Albernoense e o Ferreirense. No Campeonato de Portugal, Serpa e Vasco da Gama de Vidigueira foram copiosamente derrotados fora de casa.

 

Texto e Foto | Firmino Paixão

 

“Galáticos? Não somos!”. Uma garantia deixada por Eduardo Rodrigues, treinador do Messejanense, há dias, no final da partida que a equipa venceu em Santa Vitória. E adiantou: “As pessoas falam que o Messejanense é a equipa galática da segunda distrital e que tem, obrigatoriamente, de ganhar todos os jogos. Não é verdade!”. Ou será? Para já, uma semana depois, cometeram a proeza de eliminar o primodivisionário Albernoense, na sua própria fortaleza. Chama-se a isso um “tomba gigantes”. A turma do Messejanense venceu por uma bola a zero (golo de Pablo Rosendo, aos 107 minutos), já em tempo de prolongamento. Outra partida em que esteve quase a “acontecer Taça” foi no Estádio do Moura Atlético Clube (na foto), onde a turma local foi obrigada pelo Bairro da Conceição a prolongar o jogo até ao momento de desempate através da marcação de grande penalidades e, nessa decisão, os locais foram mais eficazes, materializando em golos os cinco remates da marca dos 11 metros, enquanto os bejenses falharam um. Outro jogo em que foi necessário recorrer a trabalho suplementar foi a partida entre o Aljustrelense e o Sporting Ferreirense, cujo tempo regulamentar terminou empatado, porém, no período extra, os tricolores abriram o frasco do ketchup e acabaram por golear a turma ferreirense. Em eliminatórias anteriores já tinham ficado pelo caminho três clubes da primeira divisão, agora foram eliminados mais dois, Albernoense e Ferreirense, pelo que a terceira eliminatória da prova (quarto-de-final) contará só com seis clubes do escalão principal e com dois do secundário, o Messejanense e o Penedo Gordo, que venceu em Panoias.

Campeonato de Portugal O chamado “dia de reflexão”, entre a campanha eleitoral e a ida às urnas para eleições presidências, foi, literalmente, um dia de reflexão para as comitivas do Futebol Clube Serpa, cuja equipa foi goleada em Lagoa por cinco bolas a zero, e para as gentes do Vasco da Gama, de Vidigueira, também goleado em Alverca, mas por quatro a zero. A derrota é um dos três resultados possíveis num jogo de futebol, mas existem derrotas e derrotas. Expliquemo-nos: o Vasco da Gama está na penúltima posição da tabela, com 10 pontos, a primeira equipa acima da zona de despromoção é o Oriental que tem 20. Por sinal, será o adversário dos “navegadores”, neste domingo. Para evitar estragos maiores, o Vasco só terá uma opção, ganhar ou vencer. O Serpa que, em passado recente, já pisou o topo da pauta de pontos, foi goleado por um adversário direto na luta pela manutenção. Ficou no sexto lugar, com 22 pontos, ou seja, com mais dois do que o Oriental, o tal clube que faz fronteira entre a permanência e a despromoção. O próximo desafio será no Campo da Bela Vista, em Setúbal, com o Comércio Indústria. Veremos quem cobrará “tarifas” a quem. Os campeonatos distritais da Associação de Futebol de Beja estarão de regresso na tarde de amanhã e de domingo.

 

Multimédia0

 

Multimédia1

Comentários