Estão marcados para a tarde do próximo domingo os jogos Castrense versus Milfontes e Almodôvar versus Ferreirense, em atraso desde a 2.ª jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja.
Texto e Foto | Firmino Paixão
O adiamento das duas partidas para esta data deveu-se ao facto de o Clube Desportivo de Almodôvar e o Futebol Clube Castrense estarem, à data de 21 de setembro, ainda a competir na Taça de Portugal (o Castrense recebeu o Lourosa, 0-5, e o Almodôvar jogou em Espinho, 5-1). Mas serão dois jogos com alguma relevância face à incidência que terão na definição dos primeiros lugares da tabela. O Castrense, segundo classificado, em caso de vitória igualará o Mineiro Aljustrelense em pontos, podendo até assumir o comando da prova, caso vença o Milfontes, terceiro da pauta, por mais do que três golos. O jogo de Almodôvar terá menos impacto nos lugares de topo da classificação, ainda assim, alicerça-se em garantias deixadas pelo seu treinador de que quer ser campeão. A turma da “Vila Negra” ocupa a oitava posição da tabela, um degrau acima e três pontos de vantagem para o Sporting Ferreirense. Veremos como terminarão estes acertos de contas entre as equipas, que é também um acerto de calendário. No último fim de semana cumpriu-se a jornada número nove, uma ronda que deixou tudo como antes… E porquê, dirão? Porque o líder Aljustrelense venceu em Cuba e segurou o posto de comando, o Castrense derrotou o Renascente e manteve o segundo posto, ambos a dilatarem a vantagem para os mais diretos adversários, porque o Milfontes empatou em Ferreira do Alentejo e o Albernoense também não conseguiu mais do que uma igualdade, sem golos, na receção ao Aldenovense. Mas, face disso, o Moura, que derrotou o Odemirense, e o Almodôvar, que triunfou sobre o Despertar, aproximaram-se mais do eixo da classificação, ou seja, da fronteira entre o Renascente e o Aldenovense. Cá por baixo, o Sporting de Cuba e o Odemirense mantêm-se no rodapé da pauta, Ferreirense e Despertar estão ligeiramente mais acima, mas todos sem conseguirem atingir pontuação com dois dígitos.
Segunda divisão distrital A segunda divisão também esteve em atividade. Na série A, o Barrancos derrotou o Piense e está de pedra e cal no primeiro lugar, perseguido pelo Bairro da Conceição e pelo Aldenovense. A turma de Pias, de quem se esperava um pouco mais, já caiu para a quarta posição. Na série B o líder Negrilhos venceu na aldeia da Sete e mantém a liderança isolada, mas o Figueirense, com um empate em Entradas, perdeu o segundo posto para o Messejanense, que venceu no Penedo Gordo. Na série C, o Boavista de Pinheiros ganhou à Aldeia dos Fernandes, relegando-os para o segundo lugar, seguido do Panoias, que conseguiu uma brilhante vitória sobre o Ourique, em partida disputada em Messejana (o estádio dos ouriquenses está a sofrer obras de beneficiação). Este campeonato prosseguirá neste fim de semana, contrariamente ao do primeiro escalão.
Campeonato de Portugal O Campeonato de Portugal está de regresso após duas semanas de ausência (a primeira, devido aos jogos da seleções, a segunda, pela Taça de Portugal) e os clubes do distrito terão pela frente compromissos de alguma exigência. O Serpa jogará no novo estádio do Juventude de Évora, recordando-se que os eborenses estão no segundo lugar da tabela da série D, dois lugares à frente dos da “Terra Forte”, e o Vasco da Gama jogará no reduto do Portimonense, sétimo da pauta de pontos. Uma última referência para assinalar a qualificação do Lusitano de Évora para a quinta eliminatória da Taça de Portugal, depois de ter ganho, por 2-0, no reduto do Sporting da Covilhã.

