O Vasco da Gama conquistou mais um ponto e vai na quinta partida sem perder. O Serpa foi derrotado em casa, pelo Oriental. O Castrense goleou o Despertar, o Aljustrelense empatou em Albernoa e cedeu terreno ao líder. Os campeonatos só regressarão no início de janeiro do novo ano.
Texto | Firmino Paixão
Sendo verdade que uma rota do sucesso se constrói vencendo todos os jogos em casa e conquistando muitos deles no terreno dos adversários, não é menos verdade que o empate que o Vasco da Gama cedeu ao Juventude de Évora é um resultado simpático e aceitável.
Estiveram em campo duas equipa dos polos opostos da tabela de pontuação. Os juventudistas eram os líderes da série D e os “navegadores”, de Vidigueira, ocupavam o penúltimo posto da classificação, posição de onde o ponto conquistado, na verdade, não os retirou. Mas também não deixou dilatar em demasia a diferença para as equipas que os precedem.
O Vasco da Gama cumpriu o quinto jogo sem derrotas (uma vitória e quatro empates) e isso é relevante. Mostra que algo está a mudar (chegou Ruben Cerqueira para a baliza) e que se pode confiar numa recuperação atempada, porquanto ainda só estamos a meio do campeonato e, no último domingo, frente ao então líder (na foto), a equipa não se intimidou, jogou taco a taco com uma formação com outros recursos e acabou por amealhar mais um ponto, sendo certo que a vitória teria sido um desfecho mais confortável e desejado.
O próximo jogo, em 10 de janeiro, acontecerá, de novo em casa e frente a O Elvas, cidade onde, na abertura deste campeonato, o Vasco perdeu por 4-0. Claro que não acontecem jogos iguais. O Vasco de hoje não é o dessa altura, como O Elvas também está mais forte do que no jogo inaugural do campeonato. O Serpa, ultimamente, tem mostrado que é capaz de fazer o melhor e o pior. Algo se passa naquela “Terra Forte” que está enfraquecendo o “Dragão”.
A lesão de Aquino? Só? É que, após o espetacular triunfo no terreno do Juventude de Évora, perdeu os três jogos seguintes, dois em casa (O Elvas e Oriental), um em Alverca. Uma equipa que, não há muitas jornadas, andou no topo da tabela, já tem apenas uma vantagem de três pontos sobre o primeiro clube da zona de despromoção. O próximo jogo será em casa, com o Alcochetense, adversário que lhe ganhou (1-0) na primeira volta.
Completou-se a primeira volta do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja e o líder Castrense (goleou o Despertar) dilatou a vantagem para o Mineiro (empatou em Albernoa). Na “valsa” dos últimos, o Odemirense empatou em Cuba, mas ambos permanecem sob o espectro da futura divisão de honra.
O segundo escalão completou mais uma ronda, confirmando- -se o excelente percurso do Bairro da Conceição e do Barrancos (série A), exemplo replicado pelo Negrilhos e pelo Messejanense (série B) e, claro, pelo Boavista de Pinheiros e Aldeia dos Fernandes (série C).