Diário do Alentejo

Martin(i)s on the road…

04 de outubro 2025 - 08:00
Piloto serpense Carlos Martins (navegado por Daniel Amaral) venceu o Rali de Ourique e lidera o campeonatoFoto| Firmino Paixão

Carlos Martins e Daniel Amaral, tripulando um Ford Fiesta R5, venceram o Rali de Ourique-Capital do Porco Alentejano, prova organizada pelo Clube Automóvel do Sul, o quarto rali pontuável para o Campeonato Sul de Ralis e para o Campeonato 2RM Sul de Ralis.

 

Texto e Foto | Firmino Paixão

 

Com um segundo lugar no Rali Casinos do Algarve, a vitória no Rali Cidade de Portimão, apesar de não ter pontuado no Rali Cidade de Beja, o serpense Carlos Martins, navegado por Daniel Amaral (Ford Fiesta R5), chegou à “Capital do Porco Alentejano” para defender, no Rali de Ourique, a liderança no Campeonato Sul de Ralis, que repartia ex-aequo com Fernando Teotónio/Luís Morgadinho (Mitsubishi Lancer). E deixou essa nota na super-especial em asfalto, com 1530 metros desenhados na periferia da vila ouriquense, que abriu as hostilidades desta quarta das seis provas que dão forma ao Campeonato Sul de Ralis e ao campeonato de duas rodas motrizes.

A prova teve 36 carros admitidos à partida, oito dos quais ficaram pelo caminho, ao longo das sete provas especiais de classificação (PEC) ou troços cronometrados. Os concorrentes, depois do troço em asfalto, teriam ainda mais seis provas especiais cronometradas, com duas passagens pelo troço de Monte Saraiva (12,57 quilómetros), duas pelo troço “Capital do Porco Alentejano” (11,52 quilómetros) e duas no troço de Garvão (8,55 quilómetros), num total de 67,61 quilómetros cronometrados.

Carlos Martins foi o piloto mais rápido no crono de abertura da prova, mas com pouca vantagem para o beirão Fernando Teotónio, que acabaria por ser a sua principal ameaça ao triunfo neste rali. E porquê? Porque no segundo troço Carlos Martins e Daniel Amaral tiveram um engano no percurso que os levou a perderem algum tempo, entregando a vitória, nessa PEC e na liderança do rali, ao Mitsubishi Lancer de Fernando Teotónio/Luís Morgadinho. Mas os azares do piloto alentejano não tinham terminado, porque este segundo dia de prova foi realizado já debaixo da influência da tempestade “Gabrielle”, fenómeno meteorológico que trouxe alguma chuva, condições às quais tiveram de se adaptar, mas só após o terceiro troço da manhã de domingo, ou seja, na primeira passagem pelo PEC Garvão.

Com todas estas contrariedades vividas pela equipa Carlos Martins/Daniel Amaral, o Mitsubishi pilotado por Fernando Teotónio reforçou a sua liderança da prova com uma vantagem superior a 26 segundos. Nada que desarmasse a motivação de Carlos Martins nem colocasse em causa a fiabilidade do Ford Fiesta R5, carro que estreou em Ourique, conseguindo “esmagar” os tempos que tinha feito nas primeiras passagens pelos troços de Garvão e “Capital do Porco Alentejano”, eliminando a desvantagem que trazia da manhã e terminando a prova com uma vantagem superior a 10 segundos para o segundo classificado, o Mitsubishi Lancer da equipa Fernando Teotónio/ /Luís Morgadinho.

Um final de rali absolutamente notável. Com este triunfo em Ourique, Carlos Martins isolou-se da liderança do campeonato, com 70 pontos, mantendo-se Fernando Teotónio no segundo posto, mas com 65. Uma das atrações da prova foi o Mitsubishi Lancer tripulado pelos irmãos Teodósio (Ricardo é campeão nacional de ralis), carro que os problemas mecânicos relegaram para a sétima posição. Telmo Neto e Sérgio Simões (BMW 316) venceram na categoria de duas rodas motrizes. O Rali Capital do Porco Alentejano contou com o especial patrocínio do município de Ourique.

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