O Complexo Desportivo Fer-nando Mamede, na cidade de Beja, recebe na tarde de amanhã, sábado, dia 24, a final da Taça Distrito de Beja. Odemirense e Piense ocupam lugares de promoção ao escalão principal, mas ainda faltam disputar três jornadas. A Taça de Honra da 2.ª Divisão entra na fase final.
Texto e Foto | Firmino Paixão
Vamos à Taça! Amanhã, pelas cinco da tarde, o relvado principal do Complexo Desportivo Fernando Mamede receberá as formações do Milfontes e do Almodôvar, para discutirem quem porá a mão na Taça, a segunda competição mais importante do calendário de provas da Associação de Futebol de Beja.
As contas do campeonato já fazem parte do passado, mas importa recordar que o campeão foi o Vasco da Gama e o Castrense terminou a prova no segundo lugar, ambos com acesso à próxima edição da Taça de Portugal, à semelhança do clube que amanhã conquistar o troféu que, na época passada, foi ganho pelo Moura Atlético Clube.
Quem são, afinal, os finalistas da edição 2024/2025 da Taça Distrito de Beja? O Milfontes, terceiro classificado do campeonato distrital da 1.ª Divisão, prova que terminou a 13 pontos do campeão, foi o finalista vencido (nas grandes penalidades) na edição anterior. O outro finalista, o Desportivo de Almodôvar, caiu nos oitavos de final da edição 2023/2024, derrotado (3-2), exatamente, pelo Milfontes. No campeonato que há poucas semanas se concluiu, a turma almodovarense conseguiu o quarto lugar, a 15 pontos do líder e campeão, Vasco da Gama. Nos confrontos da corrente época, entre os dois finalistas, temos uma vitória do Almodôvar, à décima jornada, no seu terreno, por 3-2, e, na segunda volta, o triunfo do Milfontes, em casa, por uma bola a zero. São números que valem o que valem, apenas o valor que se lhes quiser dar, pois não fazem jurisprudência sobre jogos a eliminar, como será esta final da Taça.
Vítor Franco, treinador dos milfontenses, terá a sua estratégia para procurar repetir o triunfo que a equipa conseguiu na época 2018/2019 (pré-pandemia), então com o técnico Fernando Candeias ao leme dos “Guerreiros do Mira”. Por outro lado, o team manager dos almodovarenses, João Nunes, conta com a força de uma incansável claque de apoio e possui, também, no seu palmarés, a conquista da Taça de Honra, na época 2023/2024, quando há cerca de um ano derrotou o Penedo Gordo nas grandes penalidades. O vencedor desta final defrontará, num momento competitivo posterior, no dia 31 ou 1 de junho, o campeão Vasco da Gama, para disputa da Supertaça e então, sim, a época desportiva ficará fechada.
Segunda Divisão Distrital O Campeonato Distrital da 2.ª Divisão dobrou a sétima jornada da fase final. Faltam, apenas, três rondas para a mesma se concluir e estão ainda nove pontos em disputa. O Odemirense está a um ponto de carimbar o regresso ao escalão principal, desígnio que poderá conseguir já na tarde de amanhã, frente à formação do Barrancos. Mas, para além da promoção, a turma de Odemira está igualmente com um pé no título, um prémio que não lhe deverá escapar, face ao conforto que lhe conferem os cinco pontos de vantagem para o segundo classificado. O segundo é o Piense, com mais três pontos do que o Albernoense e mais quatro do que o Boavista dos Pinheiros. De entre estes três emblemas sairá a segunda equipa a promover à primeira divisão. Qual? Teremos de esperar pelo menos pelo resultado do jogo deste sábado, entre o Albernoense e o Piense, e, porventura, pelo desfecho da deslocação do Negrilhos até Boavista dos Pinheiros, onde a turma da casa é francamente favorita.
Taça de Honra da 2.ª Divisão A Taça de Honra da 2.ª Divisão concluiu a primeira fase, um momento marcado pela renúncia do Amoreiras--Gares já na reta final, pois já não compareceu, em Saboia, para o último jogo da época. Seguem para os quartos-de-final as oito equipas melhor classificadas, a saber, Bairro da Conceição (na foto a jogar com o Serpa B), Trindade, Entradense e Naverredondense, enquanto vencedores de cada uma das quatro séries, mais os quatro clubes classificados no segundo posto: Salvadense, Louredense, Ourique e Santaclarense. Os sorteios destes quartos-de-final (e das meias-finais) foram, entretanto, realizados, sabendo-se que já amanhã terão lugar as seguintes partidas: Naverredondense-Salvadense (1); Entradense-Louredense (2); Bairro da Conceição-Ourique (3) e Trindade-Santaclarense (4). As partidas terão início às 17:00 horas. Sabe-se igualmente que nas meias-finais, a disputar no dia 31, se encontrarão o vencedor do jogo 1 com o vencedor do jogo 2 e o vencedor do jogo 3 defrontará o vencedor do jogo 4.
Campeonato de Portugal A fase final do Campeonato de Portugal passou pela quarta jornada e a nota que se destaca é que o Lusitano de Évora somou a quarta vitória consecutiva, garantindo, desde já, a promoção à Liga 3, faltando-lhe visitar o Amora (24/05) e receber O Elvas (01/06), no Campo Estrela, para garantir, igualmente, a presença na final nacional, em que se discutirá o vencedor desta edição do Campeonato de Portugal.
