Diário do Alentejo

Resultados e classificações: A bola vai rolar...

08 de agosto 2025 - 11:00
O Serpa e o Vasco da Gama anteciparam, para amanhã, os seus jogos de abertura do Campeonato de Portugal 2025/2026Foto | Firmino Paixão

O Campeonato de Portugal terá início no próximo fim de semana e a primeira fase prologar-se-á até meados de abril do próximo ano. O Eléctrico de Ponte Sor, na série C, O Elvas, o Juventude de Évora, o Futebol Clube de Serpa e o Clube de Futebol Vasco da Gama, de Vidigueira, são os quatro clubes alentejanos que disputarão esta prova.

 

Texto e Foto | Firmino Paixão

O Campeonato de Por-tugal, edição 2025/2026, envolverá 56 clubes (quatro séries de 14 equipas) de todo o território nacional, continente e ilhas, e terá início neste fim de semana, dias 9 e 10. Aos emblemas que conseguiram a manutenção na época anterior, salvo uma ou outra exceção, juntam-se os campeões regionais das diferentes associações distritais e regionais. Uma das exceções acontece, precisamente, com o alentejano Sport Arronches e Benfica (filiado na Associação de Futebol de Portalegre), que, na temporada 2024/2025, não só garantiu a manutenção (terceiro lugar na série C) como também ficou a um ponto de disputar a fase de subida ao escalão superior, e que renunciou à sua participação no Campeonato de Portugal que amanhã se inicia. Quem são, então, os 14 clubes que integram a série D, na qual pontificam os dois representantes do distrito de Beja? Sintrense, Moncarapachense, Louletano, Serpa, Lagoa e Comércio Indústria transitaram da época anterior na série D, O Elvas e o Alverca baixaram da série C para a D e ao lote de equipas que já competiam a este nível juntaram-se os campeões regionais: Vasco da Gama (AFBeja), Portimonense (AFAlgarve), Ju-ventude (AFÉvora), Alcoche-tense (AFSetúbal), Oriental e Malveira (primeiro e segundo classificados da AFLisboa).

Ora, se o Futebol Clube de Serpa vai cumprir a quinta época consecutiva no Campeonato de Portugal, o Vasco da Gama de Vidigueira, campeão distrital em título, está de regresso a este patamar após a breve passagem de uma temporada no principal campeonato da Associação de Futebol de Beja. Estes são apenas dois dos quatro emblemas alentejanos que disputarão a prova nacional, quarto patamar do futebol português. Outro regresso a esta prova será a Juventude Sport Clube, de Évora, que na temporada anterior também conquistou o título distrital, neste caso, da Associação de Futebol de Évora. Os juventudistas, únicos representantes, a este nível, do futebol daquele distrito, preenchem o lugar deixado em aberto pelo histórico Lusitano Ginásio Clube que, na temporada transacta, se sagrou vencedor nacional do Campeonato de Portugal e conquistou um lugar na Liga 3.

O terceiro distrito alentejano, o de Portalegre, manterá a representação de O Elvas-Clube Alentejano de Desportos, clube que na época anterior se qualificou para disputar a fase de subida, a par dos lusitanistas. O segundo representante da Associação de Futebol de Portalegre está um pouco mais a norte, em Ponte de Sor, trata-se do Eléctrico Futebol Cube, emblema que na última época garantiu o regresso a este patamar após ter ganho a Liga Maxifinance Interior, promovida pela associação portalegrense. O sorteio foi puro (sem bolas previamente atribuídas), pelo que não foi possível desencontrar os jogos de equipas com maior proximidade geográfica, pelo que, ao longo do campeonato, haverá jornadas em que o Serpa e o Vasco da Gama jogam simultaneamente em casa, outras, fora de casa. Uma dessas situações acontecerá logo na ronda inaugural, o Serpa em Alcochete e o Vasco da Gama em Elvas, jogos que os dois clubes anteciparam para a tarde de amanhã, às 17:00 horas.

Os primeiros dois classificados de cada série, num total de oito, serão apurados para a fase de subida. Os cinco piores classificados de cada série descem aos campeonatos distritais, num total de 20 clubes. Os restantes sete clubes de cada série asseguram a manutenção.O campeonato terá várias interrupções, nomeadamente, para intercalar as eliminatórias da Taça de Portugal, designadamente, nos dias 30 e 31 deste mês (1.ª eliminatória), 20 e 21 de setembro (2.ª eliminatória), 18 e 19 de outubro (3.ª eliminatória) 22 e 23 de novembro (4.ª eliminatória) e por aí adiante.

 

Multimédia0

Comentários