Diário do Alentejo

Resultados e classificações: A festa do futebol

29 de agosto 2025 - 08:00
Campeonato de Portugal cederá lugar à primeira eliminatória da Taça de PortugalFoto | Firmino Paixão

Aí está a Taça de Portugal na sua edição 2025/2026. Diz-se que é “a festa maior do futebol português”. Tempo de festa, sim, pela participação de clubes de menor palmarés e festa maior talvez pela dimensão do leque de participantes. Serão 116 clubes de todas as regiões do território nacional.

 

Texto e Foto | Firmino Paixão

 

Neste domingo regressa a Taça de Portugal, competição ganha, na época passada, pelo Sporting Clube de Portugal. Nesta primeira eliminatória estarão em prova os clubes vencedores das taças e os segundos classificados dos principais campeonatos regionais das associações de todo o território continental e insular (44 clubes), mas também os clubes que disputam os campeonatos nacionais, no caso, o Campeonato de Portugal (54) e a Liga 3 (18). As equipas bê não podem participar na prova. Ficaram isentos desta primeira ronda, por sorteio, 38 clubes, entre eles, quatro emblemas da grande região alentejana, a saber, o Eléctrico de Ponte Sor, o Mosteirense, o Portalegrense e o Almodôvar.

 

Assim, e relativamente à série H, teremos em campo as formações do Futebol Clube de Serpa, que receberá o Desportivo de Portel, o Vasco da Gama de Vidigueira que jogará (amanhã às 17:00 horas) em casa com o Lagoa, o Castrense, que abrirá as portas do Estádio Municipal 25 de Abril à formação do Quarteirense e o Sporting de Viana que viajará para Moncarapacho. Noutras séries teremos competição entre o Desportivo Lajense (Açores) e o Lusitano de Évora, uma deslocação do Juventude ao recinto do Comércio Industria e a presença de O Elvas no recinto do Lusitânia, em Angra do Heroísmo (Açores). Veremos quem sobrevive a esta primeira jornada festiva para se juntar aos quatro nossos representantes que folgaram nesta ronda, para, mais adiante, os enquadrarmos da segunda eliminatória, cujo sorteio também já foi realizado.

 

Campeonato de Portugal O jogo entre o Lagoa e o Louletano foi adiado para o dia 7 de setembro, pelo que a terceira jornada do Campeonato de Portugal ficou incompleta. A partida está agendada para o dia 7 do próximo mês, num fim de semana em que não se disputarão jogos deste campeonato, face à realização do encontro entre a Arménia e Portugal (dia 6, às 17:00 horas), a contar para a fase de grupos do Campeonato do Mundo. Assim, e como balanço do que se cumpriu nesta etapa da prova, sobressaíram, primeiro, o triunfo tranquilo do Futebol Clube de Serpa que recebeu os sadinos do Comércio Indústria e, depois, também o precioso empate alcançado pelo Vasco da Gama, no reduto do Oriental. Olhemos para o triunfo, justíssimo, do Serpa (na foto), cujo resultado pecará, porventura, por escasso, tantas foram as oportunidades criadas pela equipa de Ricardo Barão, numa partida onde prevaleceram o rigor táctico e a entrega dos jogadores. Marcaram dois tentos na primeira parte, um terceiro já na parte final do jogo, mas assinaram uma exibição muito competente, com um futebol largo, vistoso e eficaz. O Comércio Indústria não é tão mau como a sua classificação, para já, demonstra, o que aconteceu foi a capacidade que os visitados tiveram para suster as suas ofensivas. No Campo Engenheiro Carlos Salema, em Lisboa, a fortaleza do Oriental, o Vasco da Gama atingiu o intervalo a perder por duas bolas a zero. Vaticinavam-se grandes dificuldades para os alentejanos darem a volta ao marcador. Porém, no segundo período, a formação orientada por Ricardo Vargas não permitiu mais avanços aos lisboetas e até conseguiu empatar a partida, uma vez mais com um tento marcado aos 90 minutos. Acreditamos que não serão todas as equipas a conquistar pontos no Campo Eng.º Carlos Salema, pelo que o empate foi preciosíssimo. Porém, a equipa continua a revelar alguma permeabilidade defensiva (oito golos sofridos em três jogos).

 

A surpresa da jornada foi a derrota de O Elvas, no seu terreno, frente ao Portimonense e o sinal mais vai para a terceira vitória do Juventude de Évora, que lhe permitiu ascender ao primeiro lugar da tabela. O Elvas baixou ao segundo lugar e o Serpa ocupa o terceiro posto, o que significa (significará pouco) que, nesta altura, o pódio da série D é ocupado por três emblemas alentejanos, um representante de cada uma das três associações. O Vasco da Gama, de Vidigueira, é o décimo segundo da tabela.

 

Associação de Futebol de Beja Os sorteios dos campeonatos distritais da 1.ª e 2.ª divisão realizam-se na tarde de hoje, dia 29, sexta-feira, a partir das 15:00 horas, na sede da Associação de Futebol de Beja, ainda marcados (no momento em que encerramos esta edição) pelo recurso apresentado pelo Messejanense no Tribunal Arbitral de Desporto, quanto à sua despromoção administrativa ao segundo escalão. Sendo assim, os clubes que entrarão na tômbola serão os seguintes: Albernoense, Aldenovense, Aljustrelense, Almodôvar, Castrense, Despertar, Ferreirense, Milfontes, Moura, Odemirense, Renascente e, Cuba ou Messejanense.

A segunda divisão será disputada pelos seguintes 36 clubes: Série A – Aldenovense B, Amarelejense, Bairro da Conceição, Barrancos, Brinches, Cabeça Gorda, Guadiana, Louredense, Piense, Salvadense, São Domingos e Serpa B; Série B – Alvorada, Beringelense, Entradense, Faro do Alentejo, Figueirense, Negrilhos, Penedo Gordo, Santa Vitória, São Marcos, Sete, Trindade e, Messejanense ou Cuba; Série C – Aldeia dos Fernandes, Amoreiras Gare, Juventude Boavista, Luzianes Gare, Naverredondense, Ourique, Panóias, Pereirense, Sabóia, Santa Clara-a-Nova, Santaclarense e Santa Luzia.

 

Multimédia0

 

Multimédia1

Comentários