Diário do Alentejo

Resultados e classificações: Aldenovense voltou ao topo

21 de fevereiro 2025 - 08:20
Jogo entre o Vasco da Gama e o Castrense será o destaque dos oitavos-de-final da Taça Distrito de BejaFoto| Firmino Paixão

O Campeonato de Portugal vai dobrar a vigésima jornada, com o Moura a receber o Moncarapachense e o Serpa a ser visitado pelo Estrela de Vendas Novas. Realizam-se neste fim de semana os oitavos-de-final da Taça Distrito de Beja, com dois jogos antecipados para o dia de amanhã.

 

Texto e Foto | Firmino Paixão

 

É por aí que começamos, sublinhando, desde logo, a importância do jogo entre o Vasco da Gama, de Vidigueira, e o Castrense, que será a partida, porventura, mais empolgante, desta eliminatória da Taça Distrito de Beja. Estarão em campo o segundo e terceiro classificados do campeonato distrital da primeira divisão, os dois clubes que mais claramente assumiram a candidatura ao título distrital, sendo que um deles ficará, naturalmente, já afastado da conquista do segundo troféu mais importante no quadro competitivo da Associação de Futebol de Beja. Sublinhe-se que, a par de 11 emblemas do escalão principal, permanecem em prova cinco clubes do escalão secundário e, pelo menos, uma dessas equipas qualificar-se-á para os quartos-de-final. Na tarde de amanhã jogam-se as partidas entre o Barrancos e o Milfontes e entre o Aldeia dos Fernandes e o Naverredondense. No domingo, a eliminatória completar-se-á com os seguintes jogos: Aldenovense--Ferreirense; Messejanense-Despertar; Aljustrelense-Penedo Gordo; Vasco da Gama-Castrense; Renascente-Sete; Santaclarense- -Almodôvar.

Sem surpresa, ao cabo de 14 jornadas, o Clube Atlético Aldenovense voltou ao topo da tabela do “Distritalão”, lugar pelo qual já tinha passado nas primeiras quatro e na décima primeira ronda da prova. O conjunto liderado por José Manuel Romaneiro, uma revelação deste campeonato, recebeu, e venceu, o então líder, Vasco da Gama, assumindo o comando da prova, o que, assinale-se, não sucede por acaso, dado a recorrência com que tem acontecido. Ora, o que ficou da jornada que antecedeu a interrupção, por motivos de Taça, foram as vitórias “gordas” do Castrense e do Aljustrelense, o triunfo do Almodôvar no Penedo Gordo, o empate do Despertar em São Teotónio e a vitória “magra” do Milfontes sobre o Messejanense e, pois bem, a derrota do Vasco da Gama na “Aldeia”.

Na segunda divisão distrital continua a luta pelos lugares que qualificam para a fase final da prova, etapa competitiva em que o Albernoense já garantiu presença e o Odemirense tem o lugar sob reserva, permanecendo sob alguma indefinição o preenchimento das restantes quatro vagas.

Era expectável que tanto o Moura, como o Serpa, não perdessem pontos nas suas deslocações a Vendas Novas e ao Barreiro, respetivamente. Assim aconteceu, contudo, os empates sem golos ficaram um pouco aquém não só das expectativas como da necessidade de pontos, sobretudo, pela banda dos mourenses. Cumpriram os serviços mínimos. Vêm por aí novos compromissos, novas oportunidades para a conquista de pontos.

 

Multimédia0

 

Multimédia1

 

Multimédia2

Comentários