Diário do Alentejo

Gala dos Campeões Arbapd em 2025 será organizada pelo Clube de Pesca Desportiva de Mértola

19 de janeiro 2025 - 08:00
O amor à camisola
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

A Associação Regional do Baixo Alentejo de Pesca Desportiva homenageou os seus campeões, os regionais, os nacionais e até um campeão mundial. Celebrou as suas conquistas, uniu a grande família da pesca desportiva regional, nas vertentes de mar e água doce. Um momento também para algumas reflexões sobre o futuro da modalidade.

 

Texto Firmino Paixão

 

A 20.ª Gala dos Campeões da Associação Regional do Baixo Alentejo de Pesca Desportiva (Arbapd) decorreu em Santo André (Santiago do Cacém), com organização da Associação Desportiva Os Vilas e foi o corolário de uma época desportiva em que a Arbapd teve 15 atletas a representar Portugal em competições internacionais, uma época em que foram conquistados cinco títulos nacionais, um título mundial de masters e uma medalha de bronze, num mundial de juniores. Mas também uma época em que um dos clubes filiados na Arbapd, o Clube de Pesca Desportiva de Mértola Os Amigos do Guadiana, foi, uma vez mais, eleito como o “Clube do ano” pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva.

Um momento de reconhecimento do mérito daqueles que, à beira do rio, ou do mar, insistem e persistem em melhorar a suas performances e em conseguirem os melhores resultados. Um reconhecimento sem a subjetividade de candidaturas, das escolhas e das nomeações, sem as votações de lóbis. Estes campeões estiveram ali, porque cada um deles foi o melhor entre os melhores. Por isso, merecem que o seu mérito fosse testemunhado pelo presidente do município de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, pelo presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, mas também pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva que esteve representada pelo presidente da assembleia-geral, Luís Manuel Valente, pelo presidente da direção, Carlos Batista, e pela vice-presidente financeira, Rosa Cristino.

Mas foi uma época que suscitou também a necessidade de se fazerem algumas reflexões, cujo mote foi desde logo lançado pelo presidente da assembleia-geral da Arbapd, Manuel Ranhola, que é a desistência de atletas a meio das competições. Um apelo repetido por António Combadão, presidente da associação, quando referiu: “Nunca me cansará dizer que não podemos esperar que gente de fora venha dar valor a uma modalidade se todos os que estamos dentro dela não a valorizarmos, e isso passa pelo respeito pelas competições, o respeito por nós próprios, pelos atletas, pelos clubes e pelas associações”. E deu um exemplo: “Uma das nossas competições começou com 40 concorrentes e acabou com 20. Isso não dignifica a pesca, não dignifica os clubes, nem as competições. É importante termos mais atenção àquilo que andamos a fazer e, quando dizemos sim, é sim, quando dizemos não, é não, não pode haver ‘nins’”.

Carlos Batista, líder federativo, não ficou alheio à questão do momento e comentou: “Felicito todos os campeões regionais, mas, também, deixo um forte abraço a todos os que competiram e chegaram ao final dos diferentes campeonatos com desportivismo e que, pela sua manutenção nas provas, fizeram com que todos os campeões regionais fossem mais campeões”. Mas foi mais longe: “Gostaria que todos vós tivessem um carinho muito especial por estes dirigentes que hoje, e no passado, têm dirigido a pesca regional, Manuel Ranhola, António Combadão e outros mais, porque, se calhar, acaba aqui hoje o amor à camisola, como admitiu, na recente cimeira de presidentes da Confederação de Desporto de Portugal, o presidente de uma grande federação nacional [Fernando Gomes, da Federação Portuguesa de Futebol] agora candidato ao Comité Olímpico, que disse uma coisa que, no fundo, representa bem aquilo que vos quero aqui hoje deixar para reflexão”. Carlos Batista também entregou a Fernando Encarnação a medalha de campeão do mundo de masters, conquistada no Chipre.

 

Os distinguidos

 

Campeões regionais de água doce | 1.ª Divisão: João Clérigo (Clube Mourense APCD). Juvenis: Afonso Barreto (CAP Viana do Alentejo). Juniores: Pedro Mestre (CPD Mértola). Esperanças: Daniel Mendes (CAP Viana do Alentejo).Masters Rio: Francisco Lameira (Clube Mourense APCD). Veteranos Rio: António Nunes (CAP Baixo Alentejo/Alvito). Senhoras: Júlia Costa (CPD Mértola). Taça Arbapd Boia Clubes: CAP Viana do Alentejo. Clubes Rio: Clube Mourense Amadores Pesca e Caça Desportiva. Feeder: Márcio Guerra (CAP Baixo Alentejo/Alvito). Achigãs Margem: Artur Gomes (Casa do Benfica de Beja). Taça Arbapd Achigãs Margem: Clube Amadores Pesca Desportiva de Serpa. Torneio Duplas: António Nunes/Francisco Lopes (CAP Baixo Alentejo/Alvito).

Campeões regionais mar | 1.ª Divisão Fundo: Bruno Cantiga (APD Os Vilas/Santo André). Juvenis Fundo: Vasco Pereira: Juventude Desportiva Melidense. Senhoras Fundo: Milena Bárbara (GDR São Francisco da Serra). Veteranos Fundo: Otílio Pereira (APD Grândola). Clubes: Grupo Desportivo e Recreativo de São Francisco da Serra. Taça Arbapd Mar: CAPG Barbatana/Grândola). Duplas Fundo: Paulo C/F Silva (APD Os Vilas/Santo André).

Reconhecimento Arbapd | Válter Silvestre: campeão nacional achigãs de margem – CPD Mértola. Gonçalo Palma: campeão nacional juvenis – água doce – CPD Mértola. José Luís Costa: campeão nacional 2.ª divisão feeder – CPD Mértola. Paulo Correia: campeão nacional 2.ª divisão mar – Os Vilas Santo André. Pedro Mestre: 3.º lugar coletivo mundial juniores, rio – CPD Mértola. Fernando Encarnação: campeão mundo masters mar – JD Melidense. Daniel Dwyer: campeão nacional juvenis, mar – JD Melidense.

Comentários