Diário do Alentejo

Resultados e classificações: Novo ano, novos desafios

03 de janeiro 2025 - 11:15
Futebol Clube de Serpa terá uma difícil deslocação ao reduto do LagoaFoto| Firmino Paixão

O Campeonato de Portugal e os campeonatos distritais da primeira e segunda divisão da Associação de Futebol de Beja serão retomados neste fim de semana. Folgará o Moura, que antecipou o seu jogo em Amora.

 

Texto e Foto | Firmino Paixão

 

Ano novo, vida nova. É isso! Nem mais. Para trás ficaram as festividades natalícias e de mudança de ano, agora será tempo de reorientar as prioridades competitivas. O Campeonato de Portugal será retomado com a realização da ronda número 13, incompleta, claro, porquanto já está realizado o encontro entre o Amora e o Moura, disputado no dia 22 de dezembro por solicitação do emblema da margem sul, e que, como se sabe, terminou com um empate a uma bola.

O Serpa regressará com uma deslocação nada fácil ao sotavento algarvio, onde defrontará a formação do Lagoa, sétimo classificado, com menos sete pontos do que a turma alentejana. E a presunção de que o jogo não será nada fácil resulta da exibição que o conjunto lagoense produziu, recentemente, no Estádio Municipal de Moura, de onde saiu derrotado com um golo apontado pelos mourenses quase ao nonagésimo minuto de jogo.

Mas esta é uma jornada em que o líder da série D, o Lusitano de Évora, irá até ao Estádio Municipal de Oeiras Mário Wilson, reduto utilizado pelos “bês” do Estrela da Amadora. Uma ronda, também, em que o “lanterna vermelha” da série, o Estrela Futebol Clube, de Vendas Novas, jogará no Campo da Bela Vista, em Setúbal, frente ao Comércio Indústria.

Um quadro que se apresenta, neste início do novo ano e no reinício do Campeonato de Portugal, com um elevado grau de exigência para as quatro equipas que, nesta série, representam a região alentejana. Note-se que esta jornada fecha a primeira volta do campeonato.

 

Associação de Futebol de Beja O campeonato maior, porque mais importante no plano distrital, retoma-se com a realização da nona jornada. Recorde-se que o ano velho terminou com três equipas no topo da pauta igualadas em pontos, 18, para sermos mais precisos: Milfontes, Castrense e Aljustrelense. E terminou com o Sporting de Cuba no rodapé da pauta, ainda que com a mesma pontuação do que o Despertar, que é penúltimo. Sporting de Cuba que, assinale-se, entregou, recentemente, o comando da equipa a José Piteira, um filho da terra, que rendeu outro cubense, Luís Varela.

Lá mais para diante, em meados de fevereiro, será curioso assistir ao jogo entre o Aljustrelense e o Sporting de Cuba, na décima quarta jornada, para vermos esse “duelo” entre os irmãos, Carlos Piteira, treinador dos tricolores, e José Piteira, agora timoneiro dos “leões” de Cuba.

Mas antes que chegue esse momento competitivo, olhemos para a jornada deste fim de semana, sobretudo, para a deslocação do Aljustrelense ao Campo Foz do Mira, em Milfontes, e a viagem do Castrense para o Parque Desportivo de Vila Nova de São Bento, para defrontar o quarto classificado. O Sporting Ferreirense, uma revelação neste bocado de campeonato que ficou para trás, jogará em Beja, frente ao Despertar, o Messejanense receberá o Almodôvar, o Penedo Gordo viajará para São Teotónio e o Vasco da Gama terá uma curta deslocação ao Amado de Aguilar, em Cuba.

Aconteça o que acontecer, acreditando que poderão existir algumas alterações no atual pódio, nada será definitivo, porquanto estamos, apenas, na nona de 22 jornadas desta primeira fase de uma prova em que a diferença entre o primeiro e o oitavo classificado é de escassos seis pontos.

No escalão secundário cumpre-se a décima terceira jornada, numa altura em que as três séries são comandadas pelo Bairro da Conceição (com escassos três pontos de vantagem para o quinto classificado e um jogo fácil pela frente), pelo Albernoense, na foto, (com, apenas, mais quatro pontos do que o quarto da tabela, sendo favorito na deslocação a Panoias), e pelo Odemirense (que soma mais oito pontos do que o segundo classificado e que terá um dérbi difícil em Boavista dos Pinheiros). O Albernoense e o Odemirense são, aliás, as duas equipas, entre as 34 que disputam a prova, que ainda não sofreram derrotas, e isto tem algum significado.

 

Multimédia0

 

Multimédia1

Comentários