O Campeonato de Portugal já deixou para trás a décima primeira jornada, ronda em que o Serpa foi derrotado no terreno do Sintrense e o Moura pontuou em Loures frente ao Estrela da Amadora. Onze equipas da 1.ª divisão sobreviveram à primeira eliminatória da Taça Distrito de Beja.
Texto e foto | Firmino Paixão
O Moura empatou a uma bola no Complexo Desportivo Elias Pereira, em Sacavém, terreno utilizado, nesta jornada, pelos “bês” do Estrela da Amadora. O treinador David Maside somou o segundo jogo sem derrotas desde que assumiu o comando técnico dos mourenses. A equipa alentejana esteve duas vezes em desvantagem mas, ao cair do pano, conseguiu o tento da igualdade, que garantiu a conquista de mais um ponto e, mais do que isso, a convicção de que, muito em breve, poderá iniciar o seu percurso de ascensão na tabela classificativa.
O Serpa também jogou fora de casa. Visitou o Sintrense e sofreu a segunda derrota consecutiva, terceira no campeonato, continuando o percurso descendente na tabela de pontos, onde já é o sexto classificado. É este sobe e desce que dá emoção ao futebol. Além dos pontos, também perdeu o concurso de Aníbal André e de Cândido Santos para os próximos jogos por terem sido expulsos.
No próximo domingo será tempo de regresso dos dois clubes aos seus próprios domínios. O Moura para receber o Lagoa, sétimo classificado da série D. Fácil? Não há jogos fáceis, dizem os treinadores, mas David Maside faz a sua estreia no reduto do seu clube e quererá assinalar esse facto com um resultado positivo. O Serpa receberá o Estrela da Amadora B, oitavo da tabela. Vindos de duas derrotas consecutivas, os serpenses, por certo, tudo farão para amealhar os três pontos.
O Lusitano de Évora está em alta – formou-se uma verdadeira onda lusitanista após o triunfo sobre o AVS SAD na eliminatória anterior da Taça de Portugal – e a equipa eborense já comanda a série D, depois de, no último domingo, ter ido a Loulé vencer a formação algarvia.
No rodapé da tabela, apenas com um ponto conquistado, permanece o Estrela Futebol Clube, de Vendas Novas, que parece não ter fôlego para evitar um hipotético regresso aos regionais. Porém, nada de condenações prévias, porque ainda faltam 15 jornadas para se completar o campeonato e, até lá, muita água vai passar por debaixo das pontes.
Neste domingo o Vendas Novas receberá o Moncarapachense e o Lusitano de Évora jogará, no Campo Estrela, com o Sintrense. Uma grande partida em perspetiva.
Taça Distrito de Beja O fim de semana desportivo, a nível regional, foi marcado pela realização da primeira eliminatória da Taça Distrito de Beja. Uma maratona de 16 jogos, três decididos em prolongamento (um deles o Albernoense versus Almodôvar, na foto), com um total de 63 golos marcados. Sobreviveram, naturalmente, todas as 11 equipas do primeiro escalão ainda em prova. Cabe aqui recordar que o Sporting de Cuba fora eliminado pelo Milfontes na pré-eliminatória da prova.
Campeonatos distritais Neste fim de semana, e antes da pausa natalícia, regressam os campeonatos da primeira e segunda divisão. Quanto aos líderes do “Distritalão”, o Milfontes jogará no recinto do Penedo Gordo, o Castrense receberá o Renascente e o Aljustrelense terá um dérbi concelhio com o vizinho Messejanense. No segundo escalão, e continuando a falar dos primeiros, o Piense viajará para Barrancos, o Albernoense jogará em Ervidel e o Odemirense visitará o Luzianes.
Inatel A Liga de Futebol de 11 da Fundação Inatel consumou a quinta jornada, uma ronda cujos resultados confirmaram o Amarelejense e o Relíquias como líderes dos dois grupos competitivos.

