O Milfontes assumiu o comando do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja. Piense, Albernoense e Odemirense continuam imparáveis. Neste fim de semana cumpre-se a 1.ª eliminatória da Taça Distrito de Beja. O Moura surpreendeu o Sintrense, no seu próprio terreno; o Serpa, no seu castelo, foi surpreendido pelo Louletano.
Texto Firmino Paixão
Uma jornada de se lhe tirar o chapéu, esta sétima ronda do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja. Os “Guerreiros do Mira” receberam o Castrense, anterior líder da prova, e golearam por três a zero. Não fizeram por menos. O Desportivo de Almodôvar foi à Vidigueira vencer o Vasco da Gama, por uma bola a zero. Será que os almodovarenses estão a despertar de uma aparente “letargia” com que iniciaram a prova? Vamos ver os próximos capítulos.
O Aljustrelense visitou o Despertar (na foto) e venceu com relativa facilidade. É por demais manifesta a fragilidade dos bejenses. O Penedo Gordo foi a Messejana impor um empate a duas bolas à turma local e amealhou o seu quarto ponto. No confronto entre os dois “leões” no Campo de Jogos Dr. Amado de Aguilar, levou a melhor o conjunto de Ferreira do Alentejo. No Campo das Figueiras, em São Teotónio, o Renascente bateu o Aldenovense por duas bolas a zero.
Feito o “deve e haver” entre os pontos ganhos e os pontos perdidos, o conjunto da foz do Mira assumiu a liderança da prova, mas em igualdade de pontos (15) com o Castrense, segundo classificado, e com o Mineiro Aljustrelense, que é terceiro e fecha o pódio.
Nos lugares imediatos surge um quarteto com menos dois pontos (13), formado pelo Vasco da Gama, Renascente, Aldenovense e Ferreirense. Sete equipas que procuram posicionar-se no primeiro bloco da tabela, com o Almodôvar à espreita de lá chegar, sobretudo, após o brilhante triunfo em Vidigueira. O Messejanense e o Penedo Gordo pontuaram e ganharam alguma, pouca, tranquilidade, o Despertar, mesmo perdendo, deixou o último lugar para o Sporting de Cuba.
Neste fim de semana disputa-se a primeira eliminatória da Taça Distrito de Beja, com o seguinte quadro de jogos, repartidos pelos dois dias – sábado (7/12): Aldenovense-Louredense; Penedo Gordo-Panoias; Beringelense--Barrancos; Vasco da Gama- -Bairro da Conceição e Aldeia dos Fernandes-Salvadense; domingo (8/12): Entradense-Renascente; Albernoense-Almodôvar; Odemi-rense-Milfontes; Amarelejense-Despertar; São Domingos- -Aljustrelense; Sete-Cabeça Gorda; Piense-Castrense; Santa Clara-a-Nova-Ferreirense; Faro do Alentejo- Santaclarense; Ourique-Messejanense e Naverredondense-Figueirense.
No Campeonato de Portugal destaque maior para a estreia vitoriosa de David Maside, técnico que conduziu os mourenses a um triunfo no difícil terreno do Sintrense, e, ao invés, o Serpa a ser derrotado no seu terreno pela formação do Louletano. Neste domingo o Serpa viajará para Sintra e o Moura para a Oeiras, onde jogará com os bês do Estrela da Amadora.