David Maside, o novo técnico do Moura, estrear-se-á oficialmente, no “banco” dos mourenses, em Sintra. O Serpa procurará manter o primeiro lugar da série D. O Castrense derrotou o Messejanense e confirmou o primeiro lugar no campeonato distrital da primeira divisão. O Lusitano de Évora e O Elvas seguem para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.
Texto e foto | Firmino Paixão
Uma primeira nota para assinalar o regresso do Campeonato de Portugal, em suspenso desde o passado dia 10, primeiro pelos compromissos da selecção nacional, depois pela realização dos dezasseis-avos de final da Taça de Portugal. As duas equipas do distrito de Beja deveriam jogar nos seus estádios, porém, o Moura e o Sintrense acordaram na inversão de jornadas pelo que, no domingo, os mourenses viajarão para a vila de Sintra e, no dia 16 de março de 2025, caberá ao Sintrense visitar a turma alentejana.
Os mourenses, décimos primeiros classificados na tabela de pontos da série D, farão a estreia do novo técnico, David Maside, num desafio exigente, porquanto o adversário é, tão só, o segundo classificado da pauta, em igualdade de pontos com o Serpa. Os únicos pontos que deixou escapar no seu reduto tiveram a ver com a derrota sofrida, na ronda anterior, frente ao Amora. Fora de casa o Moura amealhou quatro pontos, e todos na cidade do Barreiro, uma vitória sobre o Barreirense e um empate com o Fabril. O Serpa, líder da série D, jogará em casa com o Louletano, atual quinto classificado, conjunto que, na ronda anterior, goleou o Moura. No seu reduto, os alentejanos perderam apenas a partida inaugural da prova, frente ao Amora, e consentiram um empate frente ao Lusitano de Évora. Um Lusitano que, no último fim de semana, no histórico Campo Estrela, surgiu em traje de tomba gigantes, para receber uma equipa da Liga Portugal, o Aves SAD, vencendo por 3-2 e afastando o conjunto de Vila das Aves da Taça de Portugal, O outro herói desta quarta eliminatória foi O Elvas, que jogou na Póvoa do Varzim e eliminou a formação poveira dos Lobos-do-Mar, que milita na liga 3. Na próxima eliminatória o Lusitano jogará em Braga e O Elvas receberá o Vitória de Guimarães.
O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja passou pela sexta jornada. Quatro vitórias das equipas visitadas, dois triunfos dos visitantes e 24 golos marcados (só o Aljustrelense não marcou) foi o saldo desta ronda em que o Penedo Gordo, vencendo o Despertar, conquistou os primeiros pontos na prova. O Castrense venceu o Messejanense (na foto) e continua na frente. O Vasco da Gama ganhou em Aljustrel e subiu ao segundo posto, o Aldenovense derrotou o Milfontes e está em terceiro e o Renascente, goleando o Sporting de Cuba, continua na posse do sexto lugar. O Ferreirense, que venceu em Almodôvar, mantém a mesma pontuação que a formação de São Teotónio e procura um lugar nesse primeiro sexteto.
Neste domingo, dia em que se comemora a Restauração da Independência (1640), realiza-se a sétima jornada, da qual destacamos três jogos que podem provocar alterações na classificação: a deslocação do Almodôvar ao recinto do Vasco da Gama, a descida do Castrense para Milfontes e a recepção do Renascente ao Aldenovense. No segundo escalão, Piense, Albernoense e Odemirense mantêm-se no primeiro lugar das respectivas séries.