A Câmara Municipal de Beja já agendou, para o dia 22 deste mês, a realização da II Gala do Desporto do Município de Beja. Um evento que, à semelhança da primeira edição, ocorrerá no auditório do Pax Júlia Teatro Municipal.
Texto | Firmino Paixão
Segundo os promotores, o executivo autárquico, a Gala do Desporto “visa, essencialmente, festejar o desporto; as suas conquistas, as suas glórias, mas também o trabalho diário dos clubes e das associações que tornam possível a um vasto número de pessoas, de todas as idades, a prática da atividade física e a promoção de uma vida mais saudável”.
Uma celebração de conquistas que naturalmente envolverá, objetivamente, todos os que ao longo da época desportiva anterior (2023/2024) tiveram comportamentos relevantes e/ou foram intérpretes de momentos que potenciaram o desenvolvimento e a maior visibilidade do desporto no concelho de Beja, nas suas diferentes funções e nas mais variadas modalidades, enquanto agentes desportivos: atletas, treinadores, dirigentes desportivos, equipa ou evento, ou outros agentes que, individualmente, no presente ou no passado, tenham no seu palmarés carreiras exemplares como praticantes ou impulsionadores bem-sucedidos na promoção da atividade física e desportiva. Em suma, “uma gala que prevê distinguir, agraciar e homenagear a qualidade, o mérito desportivo e a dedicação das pessoas e agentes desportivos concelhios”, anuncia a autarquia bejense.
O momento para submissão das candidaturas terminou no dia 16 de outubro, estando em curso o processo público de votação. Recorde-se que, no evento anterior, na edição inaugural desta Gala do Desporto bejense, os laureados foram os seguintes: Despertar Sporting Clube – “Clube do ano e equipa sénior do ano”; Clube Desportivo de Beja: “Equipa jovem (sub/19) do ano”; Mariana Tavares (atletismo) foi eleita “Atleta revelação feminina do ano”, o nadador Luís Pinto venceu a eleição do “Atleta revelação masculino do ano” e o patinador Guilherme Fernandes conquistou o troféu de “Atleta de desporto adaptado do ano”. A futebolista Lara Filipe, hoje jogadora do Sporting Clube de Braga, arrecadou o prémio de “Melhor atleta feminina do ano”, troféu que, no masculino, foi atribuído a Tomás Gonçalves (atletismo).
O torneio de futebol juvenil “Beja Cup”, promovido, anualmente, pelo Clube Desportivo de Beja, foi eleito como o “Evento do ano”, José Bexiga Fialho, da ACR Zona Azul, foi considerado o “Dirigente do ano”, Hugo Felício, à época no Despertar, foi o “Treinador do ano”, e a dupla Marta Sofia e Nicole Xavier (badminton) distinguiram-se como “Atletas de desporto escolar do ano”. O evento concluiu-se com a atribuição dos prémios “dedicação” e “carreira”, o primeiro dirigido a José António Batista, antigo treinador de atletismo, o segundo atribuído a Francisco Agatão, antigo jogador e treinador de futebol, hoje coordenador do futebol de formação daquele emblema bejense.