Diário do Alentejo

Resultados e classificações: Serpenses no pódio

01 de novembro 2024 - 08:00
O Serpa receberá o Moncarapachense e o Moura jogará com o Comércio IndústriaFoto| Firmino Paixão

No regresso do Campeonato de Portugal o Serpa venceu em Vendas Novas e o Moura foi derrotado no Algarve. O Aldenovense é o novo líder do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, após empatar no recinto do Vasco da Gama de Vidigueira. O Castrense escorregou em Ferreira do Alentejo.

 

Texto e Foto | Firmino Paixão

 

Olhemos, então, para esse brilharete do Futebol Clube de Serpa que, à oitava jornada, se colocou no rodapé do pódio da série D, precedido pela formação do Lusitano de Évora e pelo líder Sintrense. Pode ser, será, eventualmente, uma posição pouco duradoura, mas o que mais interessa valorizar são os 14 pontos que conquistou nas oito jornadas que a prova já completou, porque é o acumulado de pontuação que conta para as decisões finais.

A conquista de pontos em Vendas Novas era expectável, 2-0, com bis de Gonçalo Dias (68 e 72’), o contrário é que seria frustrante, mas a equipa comandada por Mauro Santos também beneficiou das derrotas sofridas pelo Louletano e pelo Amora. Uma conjugação de resultados que favoreceu a equipa serpense.

Se, na última referência que fizemos ao Moura Atlético Clube (fora a da Taça de Portugal), sublinhámos a saída da equipa da zona de despromoção (cinco últimos lugares), desta vez, em coerência, teremos de lamentar o seu regresso àquela zona da tabela, ainda que tenha ficado, como é costume dizer-se, “à tona d’água”, ou seja, é a primeira equipa, e a mais pontuada, do bloco de cinco que estão na cauda da tabela. No último fim de semana jogou em Moncarapacho e perdeu por três bolas a zero. Sofreu dois golos no primeiro e segundo minutos de jogo e um terceiro aos 87’. Que esquisito, quase que entrou em campo a perder, algo que deitou por terra toda a estratégia que o treinador tinha ensaiado.

No domingo abrem-se novos compromissos, novas oportunidades para a conquista de pontos. Mais fácil a tarefa do Moura do que a do Serpa, que joga sempre com o emblema deixado pelo vizinho. Por isso, será o conjunto de Moncarapacho que se apresentará na cidade de Serpa para, com a turma local, discutirem a posse dos três pontos. O Moura recebe o Comércio Indústria, de Setúbal, que virá, certamente, com a ideia de regressar a casa com pontos, algo que os mourenses não podem – nem devem – permitir, porque se trata da equipa que tem os mesmos sete pontos e que, em caso de triunfo dos locais, promoverá uma inversão de lugares na tabela, colocando o Moura, de novo, à superfície.

Mudança de líder no “Distritalão” com o Castrense, surpreendentemente derrotado em Ferreira do Alentejo (na foto), a passar o testemunho ao Aldenovense (igualado em pontos com o Vasco da Gama), que também conseguiu um, se calhar inesperado, mas meritório, empate a uma bola, em Vidigueira. O Milfontes ganhou em Messejana e o Renascente venceu em Beja. Depois, o Mineiro triunfou em Cuba e o Almodôvar superou o Penedo Gordo. Marcaram-se 19 golos, e só o Sporting de Cuba ficou em branco. O jogo grande da sétima ronda será inevitavelmente o Castrense versus Vasco da Gama, secundado pelo Aljustrelense versus Almodôvar.

No segundo escalão, e na série A, a equipa B do Serpa mantém-se no topo da tabela, com um ponto sobre o invicto Louredense. Na série B o Trindade perdeu e cedeu a liderança ao Alvorada e, na série C, o Odemirense continua um líder sólido e a preparar o regresso ao seu lugar.

 

Multimédia0

 

Multimédia1

 

Multimédia2

Comentários