Diário do Alentejo

Resultados e classificações: Campeões? Quais?

17 de maio 2024 - 12:00
Um fim de semana de finais, na Taça Distrito de Beja e na Taça de Honra da 2.ª DivisãoFoto| Firmino Paixão

O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão chegou ao fim. O campeão, em tarde de festa para entrega do troféu e imposição das faixas, sofreu a segunda derrota no seu “castelo”. No domingo, Moura e Milfontes querem pôr a mão na Taça Distrito de Beja. O São Marcos e o Bairro da Conceição procuram, amanhã, erguer a Taça de Honra da 2.ª Divisão.

 

Texto e Foto Firmino Paixão

 

Vamos às taças! O Estádio Municipal de Aljustrel será, na tarde de amanhã, às 17:00 horas, o palco para disputa da final da Taça de Honra da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Beja. No último fim de semana disputaram-se as meias-finais, dois jogos que tiveram em comum o triunfo das equipas visitadas. O Bairro da Conceição foi ao reduto do Santaclarense vencer, por 2-1, já o São Marcos ganhou no terreno do Santa Clara-a-Nova, por 3-2. Será caso para dizer que “Santos da casa não fizeram milagres”. Em face destes resultados, o troféu será disputado entre os bejenses do Bairro de Nossa Senhora da Conceição – que, sim, foi boa padroeira – e o São Marcos, que também abençoou esta formação do concelho de Castro Verde. Curiosamente, avançaram para o jogo decisivo as duas equipas que concluíram a fase de grupos da prova na segunda posição. Veremos, agora, quem erguerá o troféu.

A final da Taça Distrito de Beja está marcada para o próximo domingo, também com início às 17:00 horas, cumprindo a justificada tradição de se realizar no relvado principal do Complexo Desportivo Fernando Mamede, com direito a transmissão televisiva no “Canal 11”. Mas que bem que fica a Federação Portuguesa de Futebol dar palco a estes momentos importantes para o desporto do interior do País.Serão finalistas o vencedor do campeonato distrital da 1.ª divisão, o Moura Atlético Clube, comandado pelo técnico bejense José Luís Prazeres, e o Clube Desportivo Praia de Milfontes, dirigido nesta época pelo siniense, com raízes profundas na cidade de Beja, Vítor Madeira.O percurso dos dois finalistas até esta final foi, naturalmente, diferente. O Moura começou por deixar pelo caminho o Santa Clara-a-Nova (2-7), recebeu e venceu o Renascente, de São Teotónio (2-0), na terceira eliminatória venceu tangencialmente o Ferreirense, por 1-0, e, nas meias-finais, eliminou o Penedo Gordo com um triunfo por 2-1.

O Milfontes esteve na pré-eliminatória, fase em que eliminou o Faro do Alentejo (3-1), depois veio a Beja afastar o Despertar (1-2), recebeu a visita do Almodôvar, a quem ganhou por 3-2. Nos oitavos de final recebeu e goleou o Entradense, por 8-0 e, nas meias-finais, visitou o Albernoense (num jogo histórico para os locais, que nunca tinham chegado a uma fase tão adiantada da prova), com quem empataram a duas bolas, após o tempo regulamentar e prolongamento, revelando mais eficácia (ou competência) na transformação das grandes penalidades (3-4) que ditaram a sua qualificação para a final.

No campeonato principal, patamar em que os dois emblemas competiram, os resultados entre si foram duas vitórias para os mourenses, três a zero no Campo de Jogos Foz do Mira, três a um no Estádio Municipal de Moura. O Moura, como repetidamente se tem referido, foi campeão, conquistou 53 pontos. O Milfontes terminou na quarta posição, com 34. O Moura foi a equipa que marcou maior número de golos (53) e teve a defesa menos batida (15). Os “Guerreiros do Mira” marcaram apenas 28, contra 26 sofridos. O que pesará no jogo deste domingo não é o histórico da época, pois não existem jogos iguais, será mesmo oportuno recordar essa máxima que existe no futebol de que “as finais são para ganhar” e ambos os conjuntos o procurarão conseguir.

Vamos agora a um breve rescaldo da última jornada do campeonato da primeira divisão, começando por sublinhar essa derrota sofrida pelo Moura, no seu próprio reduto e por 3-0. Os mourenses não precisavam de justificar a razão de terem conquistado o cetro, foram efetivamente os mais regulares ao longo da época, mas derrota tão pesada num jogo festivo deixou algum amargo de boca nos seus adeptos. Podemos até alegar jogadores lesionados, afastados por castigo, poupanças no plantel, que disputará a final, ou utilização de pedras com menos minutos jogados ao longo da época. Serão meros paliativos que não justificam o insucesso nesta jornada de despedida do campeonato e nem contrariam a ideia de que quem não conhecesse os clubes não saberia distinguir entre as duas equipas em campo qual tinha sido a campeã, pois o Aldenovense venceu com muito mérito.

O Castrense venceu em Cuba, passando por visíveis dificuldades, e terminou a época a um ponto do líder. Naquele jogo que decidiria o terceiro lugar, o Penedo Gordo venceu tangencialmente o Milfontes e assumiu o seu lugar no pódio. O Odemirense venceu o Despertar e o Piense empatou, em casa, com o Renascente.O Ferreirense é o novo campeão distrital da 2.ª divisão e, por inerência, e óbvio mérito, a primeira equipa a subir ao escalão principal, após o triunfo, em casa, sobre o Albernoense, quando estão por concretizar ainda as duas últimas jornadas da prova. O segundo emblema a conquistar a promoção ao escalão principal estará, provavelmente em jogo na partida deste sábado, entre o Albernoense (terceiro classificado, com 13 pontos) e o Messejanense (segundo da pauta, com 14); na derradeira ronda, o Messejanense receberá o Santa Luzia e o Albernoense viajará para Barrancos. Vamos ver…

 

1.ª DIVISÃO DISTRITAL

22.ª JORNADA

Piense-Renascente 1-1Odemirense-Despertar 2-1Sporting Cuba-Castrense 3-4Penedo Gordo-Milfontes 1-0Aljustrelense-Almodôvar 4-0Moura-Aldenovense 0-3

Classificação final

1.º Moura 532.º Castrense 523.º Penedo Gordo 374.º Milfontes 345.º Aljustrelense 346.º Aldenovense 347.º Despertar 308.º Renascente 289.º Almodôvar 2210.º Sporting de Cuba 1711.º Odemirense 1612.º Piense 13

2.ª DIVISÃO DISTRITAL

2.ª fase | 8.ª jornada

Santa Luzia-Boavista dos Pinheiros 3-1Ferreirense-Albernoense 3-2Messejanense-Barrancos 4-2

Classificação

1.º Ferreirense 222.º Messejanense 143.º Albernoense 134.º Barrancos 95.º Santa Luzia 56.º Boavista dos Pinheiros 5

Próxima jornada (18/5): Albernoense- -Messejanense; Santa Luzia-Ferreirense; Boavista dos Pinheiros-Barrancos

 

Taça de Honra 2.ª Divisão

Meias-finais

Santaclarense-Bairro da Conceição 1-2Santa Clara-a-Nova-São Marcos 2-3

Classificação

1.º Santaclarense 152.º São Marcos 153.º Serpa B 124.º Salvadense 95.º Beringelense 66.º Cabeça Gorda 47.º Aldeia dos Fernandes 1

* Por lapso, na última edição, foi indicado que o Bairro da Conceição terminou em terceiro lugar na série B, quando terminou em segundo lugar.

Comentários