Diário do Alentejo

Ciclistas sul-americanos brilham na planície alentejana

22 de março 2024 - 10:00
41.ª Volta ao Alentejo “Crédito Agrícola”
Fotos | Firmino PaixãoFotos | Firmino Paixão

Texto: Firmino Paixão

 

O venezuelano Leangel Linares, 26 anos, corredor da equipa da Tavfler/Ovos Matinados/Mortágua, conhecido no meio velocipédico por “El Chispas”, foi o mais rápido no sprinte sobre a meta na “Vila Morena” e conquistou a segunda etapa da 41.ª Volta ao Alentejo em Bicicleta “Crédito Agrícola”, uma tirada com a extensão de 180,9 quilómetros, que ligou Vidigueira a Grândola. Um feito semelhante ao que já tinha conquistado em 2023, na meta instalada junto ao monumento evocativo da “Revolução de Abril”.

 

Multimédia0

 

Os heróis da etapa foram quatro corredores que, ao décimo quilómetro da corrida, se escaparam ao pelotão e que teimaram numa fuga que conseguiram prolongar por mais de 150 quilómetros, embora nunca lograssem aumentar a vantagem para além dos 2’45. Foram eles Jakub Musialik (Lubelski Perla Polski), Julen Amezqueta (Illes Balleares Arabay) Laurent Gervair (Project Echelon Racing) e o português Fábio Oliveira (ABTF Betão/Feirense).

 

O corredor das Baleares, Julen Amezqueta, que bonificou nas metas volantes de Viana do Alentejo e do Torrão, estava a 31 segundos do líder da geral individual, era o que mais ameaçava a liderança do uruguaio Thomas Silva, ciclista da Caja Rural/Seguros RGA, portador da camisola amarela, o que acicatou a perseguição movida principalmente pelos espanhóis da Caja Rural que, na passagem pela serra de Grândola, conseguiram reagrupar o pelotão, apostando em mais uma vitória ao sprinte, hipoteticamente de Iúri Leitão, que voltou a ser o melhor português na etapa. Um intento que falharam já que o venezuelano Linares foi o mais poderoso no sprinte final, à semelhança do que no dia anterior acontecera na cidade de Beja com o uruguaio Thomas Silva, nono nesta segunda etapa, com o mesmo tempo do vencedor, o que lhe permitiu manter o símbolo da liderança geral individual, com uma vantagem de seis segundos para o seu companheiro de equipa Iúri Leitão e oito segundos para Scott Macgill, americano da Echelon. A Caja Rural/Seguros RGA voltou a ser a melhor equipa na etapa e reforçou a sua liderança na geral colectiva.

 

 Multimédia1

 

Nesta sexta-feira cumpre-se a terceira tirada, 168,4 quilómetros para ligar Mourão (partida às 11:20 horas) a Reguengos de Monsaraz (chegada às 15:36 horas), com passagem por Vila Viçosa, Borba, Estremoz, Serra d’Ossa e Redondo. Os portadores das diferentes camisolas serão os seguintes ciclistas: Camisola Amarela “Crédito Agrícola” Geral Individual: Thomas Silva (Caja Rural/Seguros RGA; Camisola Verde “Delta Cafés” Classificação por Pontos: Iúri Leitão (Caja Rural/Seguros RGA), Camisola Azul “Correio da Manhã” Prémio de Montanha: Francisco Guerreiro (Kelly Simoldes/UDO) e Camisola Branca “Turismo do Alentejo” Geral da Juventude: João Martins (Rádio Popular/Paredes/Boavista).

 

Multimédia2

Comentários