Texto | Firmino Paixão
A lista A, encabeçada por Carlos Alberto Pereia, venceu, em toda a linha, as eleições para os corpos sociais da Associação de Futebol de Beja (AFBeja) para o quadriénio 2024/2028, derrotando, por números expressivos, a lista alternativa, apresentada por Diogo Nascimento, o ainda vice-presidente do organismo. Recorde-se que, em 100 anos de existência da Associação de Futebol de Beja foi a primeira vez que se apresentaram duas listas a um ato eleitoral.
Os 41 clubes elegíveis para exercerem o direito de voto nesta assembleia geral eleitoral, realizada no fim da tarde-noite desta sexta-feira, 4 de abril, manifestaram, maioritariamente, o desejo de mudança no rumo do organismo que tutela o futebol distrital, elegendo o executivo que se apresentou a sufrágio sob o lema “Afirmar o nosso futebol”.
“Uma melhoria na organização dos clubes, face ao esforço dos seus dirigentes, incentivar e prevenir o abandono precoce dos jovens árbitros e a criação de procedimentos que visem aumentar a transparência no recrutamento de pessoal, assim como na aquisição de bens e serviços”, foram alguns dos pontos fortes do programa apresentado por Carlos Pereira, mobilizadores dos clubes no sentido de romperem com o caminho da continuidade.
Os resultados da votação foram os seguintes:
Assembleia Geral, Presidente e Direção: - Lista A: 145 votos; - Lista B: 129 votos.
Conselho Justiça: - Lista A: 158 votos; - Lista B: 116 votos.
Conselho Disciplina: - Lista A: 156 votos; - Lista B: 118 votos.
Conselho Fiscal: - Lista A: 144 votos; - Lista B: 129 votos.
Conselho Arbitragem: - Lista A: 150 votos; - Lista B: 124 votos.
Conselho Técnico: - Lista A: 149 votos; - Lista B: 125 votos.
Novos corpos sociais
Assembleia-geral: Manuel Covas Lima, Ana Cristina Horta, Nuno Miguel Vão, Carlos Alexandre Venâncio. Presidente: Carlos Alberto Pereira.
Direção: Francisco Manuel Graça, Paulo Alexandre Paixão, Andreia Filipa Santana, Cláudia Sofia Silva, António Manuel Ramos, José João Sêco, Lourenço Matias Ramos, José Mâncio Rosa, Pedro Miguel Lobo, Tiago Filipe Morgado.
Conselho de Justiça: Sónia Maria Calvário, Hugo Daniel Silva, Nádia Filipe Mira, Herlander Arnaldo Santos.
Conselho de Disciplina: José Carlos Martins, Nuno Miguel Entradas, José Manuel Barrocas, João Pereira Cuco.
Conselho de Arbitragem: Jaime Pedro Vieira, Emanuel José Camilo, António Maria Vinagre, Luís Carlos Diogo, Manuel António dos Santos, Fernanda Isabel Grou, André Filipe Costa.
Conselho Fiscal: Luís Miguel Cabral, Francisco Manuel Pegas, Paulo Alexandre Lima, Paulo Sérgio Nunes.
Conselho Técnico: Cristina Maria Teixeira, João Francisco Guerreiro, Adrian Gorin Bucur, Edgar António Guerreiro.