Diário do Alentejo

Equipa de andebol do Sporting estagiou em Serpa durante uma semana

04 de agosto 2023 - 12:00
Terra forte e inspiradora
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

O Sporting Clube de Portugal derrotou a seleção da Coreia no Sul no fecho de uma inspiradora semana a trabalhar na planície alentejana. O estágio na Terra Forte terminou com um triunfo sobre a Coreia do Sul.

 

Texto  Firmino Paixão

 

João Efigénio Palma, presidente da Câmara Municipal de Serpa, adepto confesso da modalidade e antigo dirigente do Centro de Cultura Popular de Serpa, assistiu à partida entre o Sporting e a Coreia do Sul de uma forma quase anónima. “Fiquei ali bem ao cantinho, nem para a bancada fui, porque é ali, junto à vedação, que gosto de ver os jogos. Tem sido sempre assim”.

 

O autarca serpense revelou que o município está apostado em trazer a Serpa grandes eventos desportivos, organizações que promovam o concelho, que promovam as modalidades junto da comunidade local, sobretudo, da juventude, e, seguramente, foi nessa linha que, em passado recente, se assistiu na Terra Forte à final da Supertaça de Andebol, em setembro de 2022, ou, já no início deste ano, a uma partida de preparação da seleção nacional sub/19 de futsal frente à sua congénere espanhola.

 

No horizonte está outro grande evento, cuja realização confirmou, mas sem revelar outros pormenores.

 

E terá sido fruto de uma boa relação que ficou com os responsáveis do andebol leonino que foi possível trazer de volta a equipa verde e branca, desta vez para um estágio de uma semana, mas comprometidos com a realização de uma partida que pudesse ser oferecida à população.

 

Esteve prevista uma equipa espanhola, não aconteceu, veio então a seleção coreana, liderada pelo português Rolando Freitas, que estava em trânsito para o Porto, onde já está a estagiar. Uma grande jornada de promoção da modalidade, com uma excelente moldura humana no Pavilhão Carlos Pinhão.

 

Uma primeira parte com os asiáticos sempre na frente do marcador, uma segunda com o Sporting a fazer a “remontada” e a distanciar-se progressivamente, acabando por repor justiça no resultado final.

 

A Coreia do Sul, ressalve-se, tem no seu palmarés duas vitórias nos Jogos Olímpicos, um título mundial e 13 vitórias nos campeonatos asiáticos. O Sporting, na última época, foi vice-campeão nacional, ceptro conquistado pelo Futebol Clube do Porto.

 

No final da partida, o treinador leonino, Ricardo Candeias, disse ao “Diário do Alentejo”: “Acho que tivemos boas ideias, criámos bons lances e melhores oportunidades, mas o guarda-redes da equipa adversária brilhou bastante na primeira parte e nós demorámos muito a pegar no jogo. Contudo, devo referir que foi o nosso primeiro jogo de preparação e, embora tenha ficado muito satisfeito pela entrega dos nossos atletas, o nosso nível de jogo ainda não é muito alto, mas é o possível após uma semana de trabalho, mas, repito, fiquei muito contente pela forma como nos entregámos ao jogo e pelas sensações com que ficámos após esta primeira etapa de preparação”.

 

Garantindo que a equipa continuará a sua preparação (dois particulares com o Silkeborg e com o Torrelavega), que irá encarar com a mesma atitude com que jogaram em Serpa, deixou claro que, “se o fizerem”, estarão “sempre mais próximo de vencer”.

 

Uma coisa é certa, o calor da planície alentejana foi inspirador: “Nós apreciamos o calor, foi uma semana exigente nesse aspecto, mas foi uma semana excelente, receberam-nos em Serpa de uma forma excepcional e gostámos muito desta semana de estágio no Alentejo, pelo que faremos tudo para que, num próximo futuro, seja possível voltarmos cá. Damo-nos bem por terras alentejanas. No ano passado, neste mesmo pavilhão, fugiu-nos a conquista da supertaça por muito pouco, mas gostamos muito de cá voltar, porque somos sempre muito bem recebidos e acarinhados”.

 

No banco dos asiáticos, sentou-se o português Rolando Freitas. O técnico da Coreia do Sul fez notar: “Sentimos uma honra muitíssimo grande por sermos os primeiros técnicos estrangeiros a dirigir uma selecção nacional de andebol da Coreia, achamos que é um fator bastante importante para esta mudança na cultura desportiva daquele país, por isso, estamos cheios de orgulho por termos sido nós os escolhidos, sabendo que é uma tarefa enorme e de muita responsabilidade, mas que, ao mesmo tempo, dignifica Portugal, porque estamos empenhados nos Jogos Asiáticos e na qualificação olímpica, etapas onde esperamos ter sucesso”.

 

Quanto ao jogo, reconheceu: “Fizemos uma boa primeira parte, depois, por questões físicas e pela nossa decisão de fazermos a rotação de jogadores, e mais do que sofrermos algumas perdas de bola, quer no final da primeira parte, quer logo no início da segunda, demos ao adversário a oportunidade de criar alguma vantagem, que se tornou depois muito difícil de recuperar”.

 

Resultado:

  • Sporting - Coreia do Sul, 35-22;

 

Equipa Sporting Clube de Portugal: André Kristensen, Pedro Portela (3), Kiko (4), Espen Vag, (3), Gurri (4), Martim Costa (4), João Gomes (5);

Outros jogadores utilizados: Tiago Alves, Leo Maciel, Benjamin, Jacobsen (1), Pipo (1), Natan Suarez (2), Patrick Walczak (1), Salvador (1), Etienne Mouquais (2), Mamadu, Gassama (2), Rafael Bravo, Orri (1), Eduardo Almeida (1);

Equipa Coreia do Sul: Jayong Paril, Jaseop Shin (1), Kang (2), Ku (1), Yong Park (3), Hy Lee (3), Park Soon (3);

Outros jogadores utilizados: Chanu Lee, Janu, Jo Taehun, Song (2), Kim Jin Yung, Kim Gimin (3), Yoseb Lee (1), Ha Min Ito, Ha Tae Hun, Seoming Lee (1), Park See Ung (1), Jung Jae Wan, Kim Yon Bin (1) Jin Yu Sung (4);

 

Local: Pavilhão Carlos Pinhão, em Serpa;

Arbitros: Nuno Santos e Gonçalo Santos, do Algarve;

Ao Intervalo: 14-15.

 

Comentários