Diário do Alentejo

1.º Open Beja Padel reuniu os dois clubes da cidade nesta modalidade

28 de abril 2023 - 14:00
Uma referência nos jovens
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

O padel veio para ficar. Um desporto dinâmico, competitivo, praticado em pares. Uma modalidade em crescimento, com praticantes de todas a idades e diferentes géneros. A cidade de Beja já conta com dois clubes: o Beja Padel (quatro campos descobertos) e o X-Padel (três campos indoor).

 

Texto Firmino Paixão

 

Em conjunto, os dois clubes promoveram a organização do 1.º Open Beja Padel, na classe 2000 e categorias masculinos (2 a 5) e femininos (3 e 4). Uma prova devidamente homologada e com ajuizamento da Federação Portuguesa de Padel.

 

Um evento que contou com uma elevada participação de atletas, exibindo-se perante uma apreciável moldura humana, que atesta a popularidade que o padel vai conquistando entre os bejenses, mas também com um bom retorno económico para os operadores locais, como assegurou Francisco Bernardo, técnico do Beja Padel e diretor de prova.

 

“Contámos com cerca de 170 participantes, um número espetacular e bastante agradável, porque estiveram aqui praticantes de grande parte do território nacional, com predominância no sul do País”. Razão para que o também dirigente do Beja Padel assegurasse: “O open superou as nossas expectativas. Decorreu de uma forma muito positiva, teve uma grande adesão de púbico, o que proporcionou uma envolvente espectacular, porque a modalidade já tem muitos aficionados e em termos de retorno para a cidade também consideramos que foi muito positivo, porque o torneio realizou-se ao longo de dois dias e isso deixa sempre benefícios muito relevantes”.

 

Francisco Bernardo deixou também a nota de que “o Beja Padel é que, habitualmente, se candidata à realização destes torneios e depois cabe à Federação Portuguesa de Padel aceitar, ou não, a sua efetivação, mas, neste caso, acharam por bem aprovar, quer a candidatura, quer a data proposta, para que este open fosse uma realidade”.

 

Quanto à partilha da organização com o novel clube X-Padel, recentemente implantado na rua Afonso III, em Beja, Francisco Bernardo explicou que “este torneio teve a classe 2000, e então, essa classificação obriga à existência de um número mínimo de cinco campos e, como nós só temos quatro, achámos por bem convidar o clube amigo, o X-Padel, também da cidade de Beja, para nos apoiar e ajudar nesta organização”.

 

E referiu ainda: “O X-Padel é um clube com o qual existe uma concorrência muito saudável e que, de pronto, mostrou uma enorme recetividade para esta partilha. Quero até referir que os dois clubes, em conjunto, conseguiram organizar um excelente torneio”.

 

Sobre a qualificação do nível de participantes, o diretor de prova adiantou: “Competiram aqui atletas com alguma cotação em termos de ranking. Contámos com um jogador que está no top 50, também um miúdo nosso, que é o Martim Bica, que é top 200, enfim, um número bastante agradável, até porque, nesta data, realizaram-se muitos torneios, existe muita concorrência. Por exemplo, disputou-se, em Leiria, um torneio muito importante de classe 5000, também um de classe 1000, em Lisboa, e, parecendo que não, estes são clubes que organizam eventos que conseguem atrair os bons jogadores, mas nós, mesmo assim, conseguimos trazer aqui um grande número de atletas e conseguimos um torneio com muita qualidade a todos os níveis”.

 

A participação dos atletas locais também foi interessante, especialmente, dos jovens. “Tanto nós, como o X-Padel, temos todas as categorias bem preenchidas e, claro, com o passar dos anos temos trabalhado aqui muito bem com os nossos atletas, no sentido de conseguirmos os melhores resultados, e temos como objetivo conseguir vencer em duas categorias, porque no padel disputamos os torneios em categorias: temos o M2, que é a categoria mais forte neste torneio, depois, o M3, M4 e M5, tudo masculinos, e temos o F3 e F4, ou seja, estão aqui seis categorias, quatro masculinas e duas femininas”.

 

Os próximos objetivos apontam para a realização de novos torneios, adiantou Francisco Bernardo. “Há um mês tivemos aqui um open jovem com 90 miúdos e temos sentido sempre um retorno positivo dessas organizações, no sentido em que as pessoas vêm competir e voltam sempre. É algo muito agradável e que nos satisfaz. No próximo mês de junho, dias 25 e 26, teremos outro torneio jovem e prevemos, até ao final do ano, mais um jovem e um de veteranos, todos sob a tutela da Federação Portuguesa de Padel”.

 

Organizações que revelam o crescimento da modalidade e que, seguramente, dão maior visibilidade ao clube, anuiu Bernardo. “Temos sentido uma adesão crescente do público a esta modalidade e, enquanto clube, temos conseguido cada vez mais relevância, porque os nossos jovens têm conseguido grandes resultados a nível nacional mas, ao nível sénior, também estamos a crescer, ou seja, já somos um clube que é olhado de outra forma, um clube bem conhecido e que conquistou uma boa imagem a nível nacional. Em termos de jovens, já somos uma referência nacional, estamos no top 5 das melhores academias de jovens, e isso dá também muita visibilidade à área de seniores, em que queremos igualmente ganhar mais notoriedade”.

Comentários