Diário do Alentejo

Alentejo com ambição

12 de abril 2023 - 20:00
15.ª Festa do Basquetebol Juvenil
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

Uma representação que dignifique a região Alentejo e prestigie os clubes de onde são originários são os objectivos propostos aos 48 atletas que integram a “embaixada” da Associação de Basquetebol do Alentejo, na Festa do Basquetebol Juvenil que, na última segunda-feira, teve início na cidade de Albufeira.

 

Texto | Firmino Paixão

 

Contudo, existem também objetivos competitivos: superar os resultados conseguidos pelo Alentejo na edição anterior deste certame e obter, eventualmente, um lugar entre as primeiras seleções. É essa a meta traçada pelo diretor técnico Regional da Associação de Basquetebol do Alentejo, Luís Caeiro. “Esperamos, principalmente, que seja uma grande experiência para os atletas. Alguns já cá estiveram noutros anos, já sabem para o que vêm, mas nós pensamos sempre que, além da aquisição de novos conhecimentos e de novas amizades, temos outro aspeto importantíssimo que é a área competitiva e, neste momento, o nosso foco para esta Festa do Basquetebol Juvenil 2023 é, decididamente, uma aposta na competição. Queremos obter os melhores resultados possíveis, superar o que fizemos na edição anterior e aspiramos a uma classificação entre o primeiro grupo de seis seleções”.

 

Por isso, e para atingir esses fins, estão no Algarve os melhores atletas dos dois escalões, sublinhou o dirigente regional. “Foi um trabalho que tem vindo a ser feito desde outubro de 2022 e que se concluiu nos dias sete e oito de abril com o estágio da Páscoa. Ao longo de todos estes meses, procurámos fortalecer a mentalidade dos jogadores, no sentido de estarem aqui em Albufeira, não apenas como meros participantes da festa, mas com uma atitude competitiva que conduza à obtenção de objetivos concretos, nomeadamente, valorizando a região Alentejo, valorizando os clubes que representam, mas também aspirando a bons resultados no final desta competição”.

 

Associação de Basquetebol do Alentejo

 

Sub/14 Femininos: Maria Deodato, Rita Barros, Carolina Cagarrinho, e Margarida Monteiro (todas do Beja Basket Clube);Teresa Rodrigues, Maria Ramalho, Maria Janeiro e Teresa Leitão (Atlético de Reguengos); Sofia Bicho e Patrícia Barreto (Núcleo SCP Vendas Novas); Rita Pechincha (GDR André Resende/Évora); Matilde Porto (AC Montemor). Seleccionadores: Paulo Leitão e Beatriz Pacheco.

 

Sub/14 Masculinos: Carlos Ponte e Sousa, José Pereira, Diogo Chinelo, Lucas Saffian e Tiago Rico (todos dos Salesianos Évora); Tomás Marcão, Luís Janeiro (Atlético de Reguengos); Henrique Reis, João Santana e Diogo Epirifânio (Beja Basket Clube); Dário Zai (Núcleo SCP Vendas Novas); Miguel Costa (AEESSL Portalegre). Seleccionadores: João Ponte e Sousa e Maria Inês Bicho.

 

Sub/16 Femininos: Carolina Crispim, Catarina Crispim, Celeste Cagarrinho, Mafalda Colaço, Madalena Caixeiro, Beatriz Moreno e Matilde Valente (todas do Beja Basket Clube); Catarina Castor, Soraia Matias e Sofia Castor (GDR André Resende /Évora); Maria Margalha (Atlético de Reguengos); Maria Albino (AC Montemor). Seleccionadores: Rui Pechincha e Catrina Moreira.

 

Sub/16 Masculinos: Cristiano Páscoa, António Ramalho, Afonso Marcelino e Lourenço Rosário (todos do Beja Basket Clube); Diogo Agostinho, Dinis Rodrigues e Afonso Coelho (Atlético de Reguengos); António Lopes (Núcleo SCP Vendas Novas); Guilherme Fernandes (GDR André Resende/Évora); Juan Moralejo e Luís Dias (Salesianos Évora); Simão Porto (AC Montemor). Seleccionadores: Vasco Rocha e Simão Barradas.

Comentários