Diário do Alentejo

Toyota Hilux T1+ de João Ramos/Pedro Ré dominou Montes Alentejanos

05 de março 2023 - 16:00
Um vencedor em estreia
Foto | Ricardo ZambujoFoto | Ricardo Zambujo

A dupla João Ramos/Pedro Ré dominou a Baja TT Montes Alentejanos 2023, tripulando uma novíssima Toyota Hilux T1+. Uma vitória que o piloto portuense começou a desenhar logo no prólogo e confirmou nos troços cronometrados da prova de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

 

 

Texto Firmino Paixão 

 

"Não tinha melhor forma de iniciar este campeonato”, afirmou o piloto portuense, campeão nacional de todo-o-terreno em 2018, referindo-se ao facto de ter vencido o prólogo (7,43 quilómetros) e os dois setores cronometrados (141,33 quilómetros) que se seguiram, dando forma a esse domínio absoluto que garantiu a fiabilidade do novo Toyota Hilux T1+, que lhe chegou na própria semana em que disputou a prova entre montes alentejanos. Gastou o tempo de 3h34’23s nos cerca de 290 quilómetros cronometrados. Além dos pontos relativos à vitória absoluta, acrescentou também a pontuação obtida pelo triunfo nos diferentes setores classificativos.

 

O segundo lugar coube a Tiago Reis/Válter Cardoso (Toyota Hilux), vencedor das edições desta baja em 2020 e 2021, terminando com uma diferença de 1’53.3 para o vencedor.

 

A fechar o pódio absoluto destes Montes Alentejanos esteve Armindo Araújo/Luís Ramalho (BRP/CanAm), que venceu a categoria T3. A dupla Rui Sousa/Carlos Silva (Isuzu D-Max) triunfou na classe T2, Rui Farinha/Rui Pita (Brp/CanAm) venceram na classe T4, Nuno Tordo/Filipe Salgueiro (Nissan Navara) foram os melhores da classe T8 e a dupla Cesário Santos/Alexandre Gomes (Nissan Navara) venceu na novel classe T9.

 

A criação desta classe T9 foi, aliás, uma das maiores novidades desta edição do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, englobando nesta categoria todas as viaturas vindas das classes T1 e T2 com antiguidade superior a 10 anos registada na ficha técnica.

 

Esta prova marcou igualmente a estreia das viaturas da classe T1+, carros com características que foram apresentadas, pela primeira vez, na edição de 2022 do Rali Dakar e que as principais marcas estão já a adotar.

 

Nos SSV a vitória pertenceu à equipa de João Monteiro e Nuno Morais, uma dupla que já foi campeã nacional e que, nesta edição, dominou a prova durante dois dias de competição, vencendo as duas passagens pelo maior setor cronometrado. Uma referência, nesta categoria, para o SSV de Dorothee Ferreira e Noemie de Sousa, vencedoras da Taça de Senhoras.

 

Nas motos, competição em que António Maio, segundo da geral, se apresentava como grande favorito – venceu em Beja em 2022 e ganhou o prólogo desta edição –, o triunfo sorriu ao jovem Martim Ventura, em Yamaha, marca que também viu o quad pilotado por Rafael Carvalho chegar ao lugar mais ambicionado do pódio.

 

Esta foi a quarta edição da Baja organizada pelo CPKA –Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, competição que nos últimos três anos adotou a designação de Montes Alentejanos, quando na edição inaugural, em 2020, se chamou Baja TT Vindimas do Alentejo.

 

Uma alteração justificada pelo facto de a prova ter deslizado da época das vindimas para o mês de fevereiro. A designação de Montes Alentejanos foi, ela própria, herdada do antigo Rali TT Montes Alentejanos que, durante vários anos, foi organizado pelo antigo piloto bejense Jorge Nacimento, sob concessão do alvará que era pertença do Aero Club de Beja.

 

O calendário todo-o-terreno da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting continua a contar com sete provas, além da já cumprida Baja Montes Alentejanos, competição que se desenvolveu nos concelhos de Beja e Castro Verde, seguindo-se o Baja TT Dehesa Extremadura (15/16 abril), a Baja TT Norte de Portugal (5/6 maio), a Baja de Loulé (26/28 maio), a Baja de Reguengos/                       /Mourão/Redondo (24/24 setembro), a Baja Oeste (6/8 outubro) e, a fechar, a Baja de Portalegre (26/28 outubro).

 

Nos bastidores desta prova alentejana não foram poucos os comentários relativamente à data de início do campeonato, que muitos pilotos consideram prematura, nomeadamente, aqueles que competiram no Dakar e que dispuseram de pouco tempo para fazer a recuperação das suas máquinas.

 

Entre os ausentes, notaram-se, principalmente, nomes como os de João Ferreira e Miguel Barbosa. Este último é, aliás, o piloto que na última década conquistou maior número de vitórias (14). João Ferreira, vencedor da edição anterior da Baja Montes Alentejanos, prova que abriu a sua caminhada para o título nacional nesta especialidade, em 2022, ao qual acrescentou o título de campeão europeu, também não esteve presente na cidade de Beja, anunciando que fará apenas uma ou outra prova do campeonato nacional, mostrando-se mais focado em provas internacionais e, eventualmente, na revalidação do título europeu.

 

Vencedores:

  • Auto | João Ramos/Pedro Ré (Toyota Hilux T1+);
  • SSV | João Monteiro/Nuno Morais (Can/Am);
  • Quad | Rafael Carvalho (Yamaha);
  • Motos | Martim Ventura (Yamaha);
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