Diário do Alentejo

Equipas de formação do Beja Basket Clube continuam a conquistar títulos regionais

30 de janeiro 2023 - 10:00
Uma receita de sucesso
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

O Beja Basket Clube venceu a fase final do Campeonato Regional de Sub/16 Mascu-linos, competição que decorreu no pavilhão da Escola de Santiago Maior, na cidade de Beja. No curto espaço de uma semana o emblema bejense conquistou os títulos nos escalões de sub/18 e sub/16.

 

Texto Firmino Paixão

 

Conquistando o primeiro lugar na fase regular do Campeonato Regional de Sub/16, o Beja Basket Clube assegurou a realização da fase final (a quatro equipas) na sua cidade, com a presença do Atlético Sport Clube, de Reguengos de Monsaraz, da Fundação Salesianos, de Évora, e do Núcleo do Sporting Clube de Portugal em Vendas Novas.

 

A formação bejense e a equipa vinda de Reguengos de Monsaraz perfilavam-se como principais candidatas ao triunfo, como a própria evolução dos resultados foi confirmando, e foi com essa perspetiva que se atingiu a derradeira partida da fase decisiva da prova, um jogo intenso, sobretudo, no segundo período, momento em que os reguenguenses ameaçaram diluir a vantagem que os jovens bejenses tinham construído na primeira parte da partida.

 

Porém, não passou de uma ameaça, porquanto o jovem treinador Pedro Severino (também campeão regional sub/18) esteve sempre consciente das dificuldades, mas confiante no sucesso dos seus comandados. O Beja Basket Clube venceu por 76-67 (parciais de 19-10, 36-25 e 53-40) e, no final, festejou a conquista de mais um título regional.

 

O treinador bejense não teve dúvidas: “As finais são sempre muito emotivas, não existem finais fáceis, os outros jogos podem ser, mas nas finais há sempre ansiedade, há sempre emoção e os miúdos sentem isso.Até agora não tínhamos qualquer derrota no campeonato, este adversário dificultou-nos um bocadinho este jogo, relativamente ao que acontecera nos outros dois jogos da fase regular, mas conseguimos a vitória e a conquista do título”.

 

Dificuldades que não foram inesperadas, confirmou: “Estava à espera destas dificuldades. São jogos onde a motivação é maior, o desejo de superação também aumenta, porque este era um jogo que decidida o título. Depois, a equipa de Reguengos também é muito competitiva, mas eu alertei os meus atletas para esses fatores e estávamos todos preparados para discutir o jogo até ao final”. Porém, adiantou Pedro Severino, a sua equipa mostrou os seus atributos.

 

“Mostrámos que temos qualidade, o nosso adversário também a tem e tem algumas individualidades, mas nas finais ganham as equipas, o coletivo, e não existem dois jogos iguais”. Por outro lado, Pedro Severino sublinhou a importância do trabalho e do esforço.

 

“Quando se trabalha como nós trabalhamos, com dedicação e muita ambição, só se pode ter sucesso. Queremos, constantemente, crescer, evoluir. O percurso destes miúdos tem sido extraordinário e, por isso, os resultados agora estão a aparecer”.

 

No início da segunda parte, terceiro período de jogo, o Reguengos aproximou-se no marcador, chegou aos cinco pontos de desvantagem, situação que o técnico bejense desvalorizou, dizendo que “foi um aspeto tático”. “Quisemos fazer uma mudança que não correu bem, voltámos ao início e conseguimos segurar a vantagem até o jogo terminar”.

 

Sobre os talentos que tem à sua volta, Severino fez notar que “o talento surge com o trabalho”, sendo que, às vezes, “existe talento sem trabalho e o trabalho supera o talento, portanto, nós trabalhamos tudo isso. Aqui temos talento e temos trabalho e damos essa oportunidade a quem é competente para conseguir potenciar o seu talento”.

 

Indiscutível é o facto de o treinador ter conseguido dois títulos regionais num curto espaço de tempo. “É fruto do trabalho dos miúdos, da sua organização e do compromisso deles com o clube. Depois, temos o outro trabalho que é na vertente académica, serem bons alunos, conseguirem boas notas, para continuarmos a treinar todos com esta alegria e motivação e conseguirmos bons resultados”, assegurou, recordando que no próximo fim de semana, também em Beja, “teremos a fase final dos sub/14”.

 

“Vencemos a fase regular, vamos tentar conquistar o título regional, se formos melhores conseguiremos, mas com a mesma dedicação e a mesma vontade de trabalhar que temos revelado nos outros escalões”.

 

Uma opinião partilhada pelo presidente do Beja Basket Clube, João Margalha, reafirmando isso mesmo. “Este fim de semana iremos tentar o terceiro”, recordando que as “vitórias são o resultado da mudança” que fizeram há cerca de dois anos.

 

“Mudámos o paradigma, começámos a trabalhar de outra maneira, com mais profissionalismo, com treinos diários. Todos os nossos treinadores são remunerados e são profissionais, temos muita ambição e, como eu costumo dizer, na cidade de Beja já somos uma modalidade com muita qualidade”.

 

Sobre a final a que acabara de assistir, Margalha sublinhou: “O Reguengos esteve muito bem, estão de parabéns pelo jogo que fizeram e, quando ganhamos a uma equipa que nos dá esta luta e discute o resultado como aqui se viu, o sabor da nossa vitória também é outro. Tínhamos ganho os dois jogos na fase regular mas, uma final é sempre diferente e não podíamos facilitar”.

 

Resultados Campeonato Nacional Sub/16 Masculinos:

  • Beja Basket Clube-NSCP Vendas Novas, 87-40;
  • Atlético Reguengos-Salesianos Évora, 82-69;
  • Beja Basket Clube-Salesianos Évora, 111-42;
  • Atlético Reguengos-NSCP Vendas Novas, 92-82;
  • NSCP Vendas Novas-Salesianos Évora, 55-71;
  • Beja Basket Clube-Atlético Reguengos,  76-67;

 

Classificação:

  • 1.º Beja Basket Clube, 6;
  • 2.º Atlético de Reguengos, 5;
  • 3.º Fundação Salesianos Évora, 4;
  • 4.º Núcleo SCP Vendas Novas, 3;

 

Prémios Individuais:

  • Jogador MVP | Lourenço Rosário (Beja Basket Clube);
  • Prémio Fair Play | André Rodrigues (NSCP Vendas Novas), João Madeira (Salesianos Évora) e Rodrigo Serrão (NSCP Vendas Novas);
  • 5 Ideal | Afonso Coelho e Diogo Agostinho (Atlético de Reguengos), António Lopes (NSCP Vendas Novas), Juan Moralejo (Salesianos Évora) e Lourenço Rosário (Beja Basket Clube);
Comentários