Diário do Alentejo

Os jovens atletas da Academia Beja Padel já vencem torneios

13 de novembro 2022 - 11:30
Uma filosofia de crescimento
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

As duplas Bernardo Góis/João Palma (sub12) e Martim Bica/Bernardo Tavares (sub18), atletas da Academia Beja Padel, estiveram entre os vencedores do 1.º Open Jovens Beja Padel, prova disputada, no último fim de semana, nesta cidade, competição que até bateu o recorde de presenças.

 

Texto Firmino Paixão

 

Foi a primeira prova nacional disputada sob égide da Academia Beja Padel, com homologação da Federação Portuguesa de Padel e com pontuação para os rankings individuais nas categorias de sub12 a sub18, em ambos os géneros.

 

E se aos triunfos das duplas masculinas, já aqui registados, acrescentarmos a presença de mais duas duplas da Academia, em outras tantas finais, adicionando o elevado número de atletas que convergiram para a cidade de Beja, tudo isto leva-nos a concluir que foi uma organização bem-sucedida, como, de resto, revelou o jovem técnico e dirigente do Padel Beja, Francisco Bernardo:

 

“Organizámos um evento desportivo a nível nacional, que está dentro do Circuito Jovem da Federação Portuguesa de Padel (FPP),uma competição que correu de uma forma muito positiva. Contámos com 68 participantes, algo que constitui um recorde nacional de presenças em 2022, depois do campeonato nacional, realizado em Aveiro, que teve 64 participantes e, nós estamos aqui um bocadinho longe mas, mesmo assim, tivemos muita adesão dos jovens e das famílias. Superou as nossas expectativas e correu muito bem”.

 

Foi um fim de semana em cheio, “com muito padel e muita diversão”, garantiu o gestor do espaço, pormenorizando a forma como a organização foi conseguida. “Quando pretendemos organizar um torneio desta natureza, candidatamo-nos, indicando as respetivas datas, cabendo à Federação aceitar, ou não, a sua realização. Neste caso, não havendo nenhum torneio jovem nesta data, a Federação concordou, e até calhou muito bem, porque, daqui por um mês, teremos o Master Final, uma prova em que os oito melhores de cada categoria serão selecionados para fazer um campeonato entre si, e os miúdos sabem que têm que pontuar.Portanto, esta foi uma boa data, foi escolhida ao pormenor”.

 

Francisco Bernardo revelou depois que a Academia está em crescimento. “Na vertente competitiva temos já 18 miúdos, um número que é muito positivo, porque estão dentro do ‘top 10’ a nível nacional. Fora isso, contamos com mais 60 miúdos em classes de iniciação e aperfeiçoamento. Neste torneio tivemos a presença de 17 atletas da Academia”. E alguns deles bem cotados nos rankings nacionais.

 

“Sim. Temos o número três nacional em sub12, que é o Bernardo Góis, vencedor do torneio no seu escalão, medalha de ouro, com o seu parceiro, que é o João Palma, número cinco nacional; temos o número dois nacional em sub18, que é o Martim Bica, que também venceu o torneio com um parceiro vindo do Algarve, o Bernardo Tavares, e tivemos o Gonçalo Freitas Jorge, finalista vencido em sub14, perdendo dois sets contra o campeão nacional, e ainda estivemos numa final feminina em sub14, com a Maria Inês Palma e a Maria Teresa Bica, atletas que só começaram a competir há três meses, mas que já mostraram uma grande evolução e um enorme potencial. Ou seja, em 17 presenças, a prestação destes atletas foi muito relevante”.

 

Este, já ficou dito, foi o primeiro torneio oficial, contudo, o Padel Beja tem mantido outras atividades, revelou Francisco Bernardo.

 

“Todos os anos temos feito torneios de nível social. Fazemos o Torneio Aniversário e faremos, no início de dezembro, o Torneio Social Ibramugi que, no ano passado, atingiu cerca de 200 participantes. Foi excelente, mas, torneios homologados pela Federação foi, efetivamente, o primeiro”.

 

Um evento que, curiosamente surgiu num momento de transição entre a gestão de Guilherme Gaivão, criador do espaço, e uma nova equipa formada por Alexandre Leal, Hugo Rolim e o próprio Francisco Bernardo.

 

“Foi uma mudança muito fácil, porque a Academia estava montada e funcionava de uma forma muito positiva”, garantiu Francisco Bernardo, assumindo que a maior aposta que estão a fazer é na formação. “Sabemos o que queremos, temos as ideias bem definidas, o nosso principal foco é a formação, pretendemos trazer para aqui os miúdos, identificar os melhores e levá-los para a competição”.

 

Um processo facilitado, como revelou: “Felizmente temos uma base de miúdos já muito bem cotada a nível nacional, temos uma base que é trabalhada pelo Hugo Estanque e, na parte da competição, estou eu, Para o ano, ambicionamos ter quatro miúdos no primeiro lugar dos rankings e quatro miúdos convocados para a seleção nacional”.

 

O paralelismo que, eventualmente, possa ser feito entre o padel e o ténis, garantiu o técnico, “é uma ideia mais remota. Já se esbateu essa imagem, agora já há muita gente a transferir-se do ténis para o padel, modalidade que vai sendo cada vez mais encarada como uma modalidade muito pró-ativa. Está com uma adesão brutal a nível nacional e tem cada vez mais praticantes e muitos jovens a aderir. No passado, havia muita gente que saía do ténis para o padel mas, agora, estamos a criar miúdos só no padel, aos seis ou sete anos, iniciam-se logo nesta modalidade”.

 

Ou seja, o padel está na moda, ainda assim, deixou a nota de que “não é uma moda efémera, continuará por muitos anos. É uma modalidade que tem uma aprendizagem muito fácil, sobretudo para os adultos, é uma diversão fácil e viciante. Nos jovens, como existe um pouco de competição entre eles, também se torna atrativa”.

 

No entanto, reconheceu: “Não é uma modalidade barata. Dá para todos os bolsos jogarem, mas não dará, nos tempos que correm, para todos jogarem com a regularidade de duas ou três vezes por semana. Mas temos soluções para todas as carteiras e é por isso que temos as instalações sempre bem ocupadas. A ideia é crescer cada vez mais e o sucesso deste torneio dá-nos mais vontade e mais motivação para nos projetarmos para novas organizações, pois a nossa filosofia é fazer o padel crescer”.

 

1.º OPEN JOVENS BEJA PADEL - VENCEDORES FEMININOS 

  • Sub14 | Andreia Achando/Carolina Santos;
  • Sub18 | Margarida Guerreiro/Daniela Catarino;

1.º OPEN JOVENS BEJA PADEL - VENCEDORES MASCULINOS

  • Sub12 | Bernardo Góis/João Palma;
  • Sub14 | Fábio Araújo/Tiago Parada;
  • Sub16 | Eduardo Dias/Guilherme Carreira;
  • Sub18 | Martim Bica/Bernardo Tavares;
Comentários