Diário do Alentejo

A arte do bem treinar

22 de julho 2022 - 12:30
Projeto HIRT quer motivar e incentivar a população bejense a treinar com alta intensidade
Foto | DRFoto | DR

EDIA recebe projeto HIRT que visa mudar os hábitos de treino, dando uma maior disponibilidade para quem quer praticar desporto e reduzir os níveis de sedentarismo.

 

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

O relatório do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (Pnpaf) da Direção Geral da Saúde (DGS), publicado em abril deste ano, revelou que mais de metade dos portugueses viram os seus níveis de atividade física aumentarem em 2021, sendo que 54,3 por cento apresentavam parâmetros adequados para a promoção da saúde. Contudo, o estudo mostrou também que o sedentarismo cresceu para 46,4 por cento e que o Alentejo era a Administração Regional da Saúde com o menor número de utentes monitorizados e com registos da atividade física e comportamento sedentário pelos sistemas eletrónicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Em resposta a estes números, e à existência “no concelho de Beja de uma elevada taxa de pessoas com ansiedade e depressão”, o técnico de exercício físico a tirar o mestrado em Educação Física e Saúde, Tiago Bento, sentiu a necessidade de trabalhar num projeto que “incentivasse e motivasse a população para a mudança de hábitos de vida mais saudáveis que incluíssem a prática de exercício físico no quotidiano”. O objetivo é proporcionar um treino intenso, rígido, completo e adequado a cada pessoa ao mesmo tempo que permite que esta tenha uma maior disponibilidade do seu tempo livre para outras atividades lúdicas, reduzindo, consequentemente, os seus comportamentos sedentários.

 

“O HIRT é um projeto que consiste na implementação de treinos qualificados e adaptados à condição física de cada pessoa. A metodologia de treino aplicada é baseada nos treinos intervalados de alta intensidade, [ou seja] um treino onde se alterna períodos curtos de exercícios anaeróbicos intensos com períodos de exercícios de recuperação menos intensos”, começa por explicar, ao “Diário do Alentejo” (“DA”), o profissional de 32 anos. Assim, Tiago Bento esclarece que a intensidade deste tipo de treinos, “apesar de mais exigentes a nível físico”, obriga a uma carga semanal inferior à recomendada.

       

“QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA É MELHOR DO QUE NENHUMA”

Segundo as últimas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) uma criança ou adolescente, entre os cinco e os 17 anos, deve exercitar-se moderadamente ou “com vigorosa intensidade”, em média, uma hora por dia e três vezes por semana com exercícios aeróbicos, como nadar, correr ou pedalar. Por sua vez, em adultos, essa atividade física deve ser entre as três e as cinco horas semanais em intensidade moderada ou entre uma e três horas em “vigorosa intensidade”, com exercícios aeróbicos e musculares. Para Tiago Bento, o sucesso do HIRT dependerá sempre “da pessoa que irá praticar este tipo de treino, pois existe uma certa tendência para resistir a sair da sua zona de conforto”, contudo os benefícios são múltiplos, tanto ao nível físico como psicológico.

 

“Os benefícios são garantidos, [ao nível físico]  temos a perda da percentagem de gordura corporal, o aumento da massa magra e a melhoria da condição física. [No psicológico], já presenciei inúmeros relatos de pessoas satisfeitas porque a sua autoestima melhorou bastante, sentem-se com mais predisposição para o trabalho, para o resto do dia e, inclusive, durante e após os treinos. De um modo geral, o foco deste projeto é o bem-estar físico e psicológico da pessoa, para que possa ter uma melhor qualidade de vida”, revela.

 

Os treinos, localizados presencialmente na Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), apresentam três modalidades: o HIRT CIRCUIT, o HIRT CHALLENGE e o HIRT TRADITIONAL. De um modo geral, os treinos baseiam-se em pequenos circuitos de exercícios preestabelecidos que visam aumentar a frequência cardíaca, a força muscular, a resistência, a coordenação e o equilíbrio. 

 

“A POPULAÇÃO DO BAIXO ALENTEJO ESTÁ CONSCIENTE QUE A ATIVIDADE FÍSICA É UM BEM ESSENCIAL PARA O NOSSO DIA A DIA

O técnico bejense, pela sua experiência profissional, acredita que a população do Baixo Alentejo tem consciência de que a atividade física é um bem essencial para o seu dia-a-dia, existindo uma boa adesão das pessoas para a prática de exercício físico. Contudo, alerta para o contínuo número elevado de pessoas sedentárias da região. Assim, o HIRT apresenta-se como um complemento ao “trabalho notório” que já se encontra a ser desenvolvido pelo departamento de Atividade Física da Escola Superior de Educação de Beja, pelos ginásios, clubes e associações, e com capacidade de “impactar, informar e educar as pessoas para a importância da alta intensidade”, que se reflete positivamente “no seu dia-a-dia e com resultados a nível físico e psicológico comprovados cientificamente”.

 

Comentários