Diário do Alentejo

Resultados/ Classificações: Um golo caribenho...

01 de julho 2022 - 12:00
O Futebol Clube Castrense conquistou o último troféu da época desportiva
Fotos | Firmino PaixãoFotos | Firmino Paixão

O Castrense ergueu o segundo troféu da presente época desportiva. Conquistou a Taça e venceu a Supertaça.

 

Texto Firmino Paixão

 

Cerca de 20 dias depois de ter concluído o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, o Clube de Futebol Vasco da Gama, de Vidigueira, voltou aos palcos. Não àqueles onde coloriu o título que conquistou, mas ao municipal de Serpa, cenário habitual do seu futuro parceiro no Campeonato de Portugal, na próxima época. E voltou para disputar, com o Futebol Clube Castrense, a posse da Supertaça do Distrito de Beja, competição que colocou em campo o campeão distrital e o vencedor da Taça Distrito de Beja, troféu que os de Castro Verde ergueram, após a inédita final com o Renascente de São Teotónio.

 

O jogo disputou-se no Campo Manuel Baião, no Complexo Desportivo 25 de Abril, na cidade de Serpa, com um ambiente festivo em redor das quatro linhas. Uma final disputada já com o verão por aí a dentro, deixava adivinhar aquele futebol de fim de estação. Mas não. Houve competitividade, muita entrega das duas equipas, oportunidades repartidas, talvez com um ligeiro ascendente do conjunto de Vidigueira, mas inconsequente na finalização. Destacamos três lances: uma bola no poste direito da baliza de Eduardo, à beira do intervalo; uma defesa soberba do mesmo guardião, no reatamento, a remates de Miguel Romão e João Paulo; e, naturalmente, o lance do golo, em que o Castrense apanhou a equipa adversária balanceada na frente, saiu em contra-ataque e, criando superioridade numérica, acabou por sentenciar a partida por intermédio do luso-venezuelano Ruy Jimenez. No final da partida, o técnico do Castrense, Ruben Vaz, evidenciou o espírito de união do seu grupo de trabalho, e Ricardo Vargas mostrou-se resignado, mas também orgulhoso da sua equipa.

 

Vasco da Gama 0  - Castrense 1

Campo Manuel Baião, Serpa

Eduardo BarãoDaniel AndradeHamza NajeebLuís Tasquinha(João Valente, 87’)Daniel Lança(José Feio, 93’)Bernardo Godinho(André Marreiros, 93’)Marco CastelhanoAntónio Baixinho(Tahilson Costa, 16’)João Pázinho (cap.)Rafael BaiãoAfonso Mira

Treinador Ricardo Vargas

Miguel CruzNuno PiresVálter LopesJoão Paulo (cap.)Rui CostaHugo Fernandes(Jorginho, 46’)HélioRuy Jimenez(Fábio Silva, 95’)José MestreGeorgi StanimirovMiguel Romão(Mateus Gama, 70’)

Treinador Ruben Vaz

Marcadores: 0-1 Jimenez (80’)

Disciplina: Amarelos a Bernardo Godinho (39’), Miguel Romão (65’) e Jorginho (90’)

Árbitro: Nelson Hermosilha, assistido por Adão Henriques, Joel Salvador e Francisco Mestre (4.º árbitro)

 

 

Ricardo Vargas (Vasco da Gama) - "Esta equipa não competia há 15 dias"

 "O golo resultou de um lance ofensivo da minha equipa, em que estávamos bem posicionados e à espera de uma situação de finalização, mas não o conseguimos fazer. Depois, na transição ofensiva do Castrense, não soubemos anular o lance, e aconteceu aquele golo, como já tinha acontecido na eliminatória da Taça Distrito, em Castro Verde, um lance praticamente idêntico e dentro do mesmo horário. Mas temos que ver que esta equipa não competia há mais de 15 dias. Viemos de uma paragem de 12 dias sem treinar, fizemo-lo, apenas, esta semana, por três vezes, mas estou bastante orgulhoso por aquilo que os meus jogadores aqui fizeram hoje, porque mostraram tanta capacidade física, tanta entrega, tanta qualidade que, sinceramente, por aquilo que foi o jogo, pelas oportunidades que criámos, sem conseguir finalizar, penso que hoje, de facto, não era o nosso dia. Queríamos muito vencer, porque o clube nunca ganhou dois títulos numa época, mas ainda não foi desta, apesar de estarmos orgulhosos”.

 

Multimédia0

 

 

Ruben Vaz (Castrense) - “Estes jogadores merecem tudo”

 "Em três troféus, conquistámos dois, e isso é reflexo de um grande grupo de trabalho que nós criámos aqui. Somos uma grande família, estes jogadores merecem tudo, embora, em certos momentos da época, o azar nos tivesse batido à porta. Tivemos lesões, surgiram dúvidas mas, no seio do grupo, nunca ninguém duvidou que a qualidade estava cá e que tínhamos um grande grupo de trabalho. Mais uma vez conseguimos fazer um jogo exemplar em todos os momentos, contra uma grande equipa, que está de parabéns, porque foram uns justos campeões. Mas, hoje, o Castrense fez um grande jogo e conseguimos uma merecida vitória. Estavam em campo duas equipas que se conheciam e depois era uma final, onde todos sabemos que o pormenor faz a diferença mas, felizmente, o pormenor esteve do nosso lado e é assim que se conquistam as finais. Tenho um orgulho enorme em ter conseguido este final de época tão feliz com o clube da minha terra”.

 

Multimédia1

Comentários