Diário do Alentejo

Torneio Lopes da Silva: triunfo inédito da AFBraga

27 de junho 2022 - 16:35
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

Texto Firmino Paixão

 

A seleção da Associação de Futebol de Braga (AFBraga) (na foto) venceu a 26.ª edição do Torneio Interassociações ‘Lopes da Silva’, derrotando a sua congénere de Lisboa, detentora do título, através da marcação de grande penalidades (5-4) numa final da ‘Liga Platina’ disputada no Campo Estrela, em Évora, cujo tempo regulamentar se concluiu sem golos.

 

Momentos antes, na definição do 9.º e 10.º lugares da ‘Liga Ouro’, as seleções de Beja e do Algarve jogaram, ali bem perto, no Complexo Desportivo de Évora com vitória dos algarvios por 1-0, o que determinou a descida do conjunto sul alentejano para o décimo lugar. Évora e Portalegre classificaram-se no 14.º e 15.º lugar, respetivamente.

 

Esta edição do ‘Lopes da Silva' recorde-se, teve organização das Associações de Futebol de Beja e Évora tendo a primeira fase decorrido em Aljustrel, Beja e Serpa e a segunda e terceira na cidade de Évora.

 

No final da competição, Pedro Xavier, presidente da Associação de Futebol de Beja disse ao “Diário do Alentejo” que “toda a gente foi satisfeita com a nossa hospitalidade, cumprimos todos os requisitos que nos foram solicitados e, como nós sabemos receber, as pessoas partiram para as respetivas origens muito satisfeitas e com vontade de cá voltar, noutra oportunidade ou por outros motivos”. O dirigente revelou também que “mostrámos que a nossa estrutura está preparada para a organização deste e de outros torneios. Sabemos que o ‘Torneio Interassociações Lopes da Silva’ terá que passar por outras regiões do país, portanto, tão depressa não o voltaremos a organizar, mas estamos abertos a que a Federação Portuguesa de Futebol nos confie a organização de outras competições de grande dimensão”. Pedro Xavier adiantou também que “é isso que nós pretendemos, para dinamizarmos a nossa região e para desenvolvermos o nosso futebol porque, durante esta semana, confirmámos que as pessoas perceberam que o futebol movimenta muita coisa. Senti que, ao nível da restauração e do alojamento, as pessoas ficaram agradadas por esta competição ter vindo para a região e agradeceram-nos por isso pois, à volta deste torneio, entre atletas, técnicos, dirigentes e acompanhantes, recebemos aqui à volta de um milhar de pessoas. A Federação, também nos mostrou o seu reconhecimento pela forma como nos empenhámos e também nos felicitaram pela forma como decorreu esta organização”, concluiu.

 

Resultados 3ª Fase:

Final da Liga Platina: Lisboa 0-0 (4-5 gp)  Braga Jogo de 3.º e 4.º lugar: Porto 1-0 Aveiro Jogo de 5.º e 6.º lugar: Coimbra 2-2 (1-3 gp)  Setúbal Final Liga Ouro: Santarém 1-1 (3-5 gp.)  Madeira Jogo de 9.º e 10.º lugar: Algarve 1-0 Beja Jogo de 11.º e 12.º lugar: Leiria 1-2 Viseu Final Liga Prata: Évora 0-1 Ponta Delgada Jogo 15.º e 16.º lugar: Angra do Heroísmo 0-1 Portalegre Jogo 17.º e 18.º lugar: Viana do Castelo 0-0 (3-4 gp) Vila Real

 

Classificações Finais: 1º Braga. 2º Lisboa. 3º Porto. 4º Aveiro. 5º Setúbal. 6º Coimbra. 7º Madeira. 8º Santarém. 9º Algarve. 10º Beja. 11º Viseu. 12º Leiria. 13º Ponta Delgada. 14º Évora. 15º Portalegre. 16º Angra do Heroísmo. 17º Vila Real. 18º Viana do Castelo. 19º Guarda. 20º Castelo Branco. 21º Bragança. 22º Horta.

 

Melhor Jogador: João Abreu (AFPorto).

Melhor Guarda Redes: Alexandre Tverdohlebov (AFLisboa)

Melhor Marcador: João Pereira (AFPorto)

Comentários