Diário do Alentejo

Campeonatos de infantis, juvenis e juniores já regressaram

27 de agosto 2021 - 18:00

No regresso das competições para os escalões de formação, o Clube Desportivo de Beja perdeu em casa (1-9) e o Clube Desportivo Praia de Milfontes foi derrotado na Foz do Mira (0-6). O jogo entre o Despertar Sporting Clube e o Lusitano de Évora ficou adiado para 4 de setembro.

 

Texto Firmino Paixão

 

Retomaram, em pleno, as competições nacionais nos escalões de Sub/15 (iniciados), Sub/17 (juvenis) e Sub/19 (juniores), suspensas desde o dia 10 de março de 2020, por determinação da Federação Portuguesa de Futebol que, no momento, anunciou também que não seriam atribuídos títulos, nem seria aplicado o regime de subidas nem descidas. Assim, os clubes que, na altura, disputavam as diversas competições nacionais de formação, tanto na modalidade de futebol, como no futsal, são os mesmos que regressaram às competições, independentemente dos lugares que ocupavam nas respetivas tabelas.

 

Os jovens regressaram ao convívio, saciaram a fome de bola e a esperança é de que rapidamente se regresse à plena normalidade. O Campeonato Nacional de Juvenis, que já está na terceira jornada, conta com a participação do Clube Desportivo Praia de Milfontes, inserido na Série D, uma ‘poule’ de extrema dificuldade, porquanto lá estão formações como o Sporting, Benfica, Vitória de Setúbal, Belenenses e Portimonense, entre outros.

 

Na jornada de abertura o clube do litoral alentejano recebeu o Sporting (derrota por 0-11), na segunda jornada deslocou-se ao terreno do Portimonense onde sofreu nova derrota, agora por 4-0, e no último fim de semana, no regresso ao Campo da Foz do Mira, recebeu o Real e voltou a perder, desta feita por 0-6. Não está fácil a tarefa dos jovens “Guerreiros do Mira”, comandados pelo técnico Sérgio Rocha.

 

O percurso da equipa azul e branca, até ao final da prova, será o seguinte: 4.ª jornada (28/8): Vitória de Setúbal-Milfontes; 5.ª jornada (12/9): Milfontes-Os Belenenses; 6.ª jornada (26/9): SL Benfica-Milfontes; 7.ª jornada (3/10): Louletano-Milfontes; 8.ª jornada (10/10): Milfontes-Estoril Praia; 9.ª jornada (17/10): Oeiras-Milfontes; 10.ª jornada (24/10): Milfontes-Cova da Piedade; 11.ª jornada (31/10): Casa Pia-Milfontes.

 

O campeonato (este e o de iniciados) está a ser disputado a uma só volta. Uma última nota para sublinhar que o Clube Desportivo Praia de Milfontes é a única formação alentejana a competir neste escalão de juvenis.

 

Entretanto, concluída a ronda número três os resultados e a classificação ficaram da seguinte forma. Campeonato Nacional Sub/17 (Juvenis) Série D: 3.ª Jornada: Oeiras-Sporting, 1-10; Cova da Piedade-Casa Pia, 2-1; Louletano-Belenenses (18/9); Benfica-Vitória de Setúbal, 4-0; Milfontes-Real, 0-6; Estoril Praia-Portimonense, 2-1.

 

Classificação: 1.º Sporting, 9 pontos. 2.º Cova da Piedade, 7. 3.º Belenenses, 4. 4.º Real, 4. 5.º Benfica, 4. 6.º Estoril Praia, 4. 7.º Portimonense, 3. 8.º Oeiras, 3. 9.º Louletano, 2. 10.º V. Setúbal, 2. 11.º Casa Pia, 1. 12.º Milfontes, 0.

 

Próxima jornada (28/8): Belenenses-Benfica; Real-Estoril Praias; Portimonense-Oeiras; Sporting-Cova da Piedade; Vitória de Setúbal-Milfontes; Casa Pia-Louletano.

 

SUB/15 No escalão inferior, os Sub/15, o pontapé de saída foi dado no passado fim de semana, com o Clube Desportivo de Beja, o Despertar Sporting Clube e o Lusitano Ginásio Clube enquadrados na Série F, o Borbense e “O Elvas”, ambos na Série E. O Desportivo de Beja, treinado por José Chumbo Faria, abriu as hostilidades, por antecipação, recebendo o Cova da Piedade e sofrendo uma pesada derrota por 1-9.

 

O Despertar, orientado por José Manuel Romaneiro, que deveria ter viajado para o terreno do Amora, viu o jogo adiado para o dia 26 de setembro. Realizaram-se então, além do jogo em que interveio o Desportivo, as partidas entre o Farense-Pinhalnovense, 2-3; Louletano-Barreirense, 0-3 e Olhanense-Lusitano de Évora, 0-1. Líderes: Cova da Piedade, Barreirense, Pinhalnovense e Lusitano de Évora, 3 pontos.

 

Campeonato Nacional Sub/15 (Série F): 2.ª jornada (28/8): Lusitano de Évora-Desportivo de Beja; Despertar-Vitória de Setúbal. 3ª Jornada (5/9): Desportivo de Beja-Barreirense; Portimonense-Despertar;

 

No Campeonato Nacional da II Divisão Sub/19 foram muitos jogos adiados logo na primeira ronda, jogando-se apenas a partida entre o Casa Pia e o Linda-a-Velha (3-0). Foram adiados os jogos Lusitano de Évora-Despertar (4/9), Barreirense-Farense (5/10), Cova da Piedade-Oeiras (9/10) e Olímpico do Montijo Portimonense.

Comentários