Um total de 600 militares e 21 aeronaves de forças armadas de quatro países e da NATO vão participar no exercício da Força Aérea Portuguesa "Real Thaw" deste ano, entre domingo e dia 4 de outubro, em Portugal. A Força Aérea Portuguesa (FAP), promotora do exercício, informou, em comunicado enviado à agência Lusa, que o "Real Thaw 2019" vai realizar-se a partir da Base Aérea n.º 11, em Beja, e incluir operações em vários pontos do país.
O exercício vai envolver meios e militares da Força Aérea, da Marinha e do Exército de Portugal, das forças aéreas de Espanha, França e Estados Unidos da América e da NATO.
Segundo a FAP, o exercício visa avaliar e certificar a capacidade operacional de militares da FAP, "criando também condições únicas para que os meios da NATO treinem conjuntamente, desenvolvam interoperabilidade e reforcem a prontidão”. As operações do "Real Thaw 2019" vão decorrer dia e noite, no ar, em terra e no mar e foram planeadas para "terem o mínimo impacto no meio ambiente e na população", refere a FAP.