Diário do Alentejo

D. Fernando Paiva é o novo bispo de Beja

30 de março 2024 - 12:00
D. João Marcos pediu substituição há dois anos por questões de saúdeFoto | João Marques/Diocese de Setúbal

D. Fernando Paiva. É este o nome do novo bispo de Beja, anunciado oficialmente a 21 de março. Substitui no cargo D. João Marcos, que em agosto fará 75 anos e tem manifestado problemas de saúde.

 

Texto Aníbal Fernandes

 

O agora nomeado bispo de Beja tem 61 anos e era, até à nomeação, vigário-geral da diocese de Setúbal. Desempenhava funções como pároco de Nossa Senhora da Anunciada, na mesma diocese, e era membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis e presidente da Comissão de Consulta de Apoio ao Bispo na Gestão do Fundo Diocesano do Clero.

Natural da freguesia de Oliveira, concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu, licenciou-se em Engenharia Electrotécnica de Computadores, em 1989, e em Teologia, em 2004, e foi ordenado presbítero a 10 de abril de 2005, tendo desempenhado, desde aí até 2017, diferentes funções no Seminário Maior de São Paulo de Almada, nomeadamente, como vice-reitor. É membro do Conselho Presbiteral desde 2014, tendo sido secretário do organismo diocesano entre 2021 e 2022.

Numa mensagem vídeo gravada depois da nomeação, D. Fernando Paiva agradeceu a “confiança” do Papa Francisco e manifestou a sua surpresa com este desfecho. O novo bispo de Beja, dirigindo-se ao seu novo rebanho, diz ter o “desejo e a intenção de, assim que possível, a todos conhecer. Os primeiros tempos entre vós serão, sobretudo, tempos de escuta e de conhecimento das pessoas, das instituições, das situações”. Afirmou ainda que, “à luz da sinodalidade”, as comunidades são chamadas a “encontrar, na força do Espírito Santo, os caminhos para viver na verdade e na caridade, anunciando a boa nova de Jesus”.

Revela ainda ter sabido da sua nomeação a 19 de março, na Solenidade de São José, e manifesta a sua “disponibilidade de trilhar caminhos de entreajuda, na valorização da dignidade da pessoa humana e na promoção do bem comum”, saudando, em particular, “todos os que estão doentes, presos, isolados e em qualquer situação de sofrimento e maior vulnerabilidade”.

O bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar – responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude 2023, realizada em Lisboa –, diz ter recebido a notícia “com muita alegria” e, numa nota enviada à comunicação social, assinala que D. Fernando Paiva é “o primeiro sacerdote do presbitério de Setúbal que é chamado a desempenhar as funções do ministério de bispo”. 

“Vão ter um bispo extraordinário”, assegurou D. Américo Aguiar, dirigindo-se aos católicos de Beja, admitindo que, em Setúbal, ficam “felizes pela notícia, mas também tristes por não contar com a colaboração do padre Fernando Paiva”, acrescenta.

O Baixo Alentejo não é um território desconhecido para o novo bispo, uma vez que nos últimos anos a Formação Permanente do Clero – atividade que acompanhou – foi executada em conjunto com o clero de outras dioceses e, em concreto, com Beja.

Diz quem com ele privou que D. Fernando Paiva é “simpático, afável e de personalidade calma”.

 

D. João Marcos pediu substituiçãoO ainda bispo de Beja, D. João Marcos, pediu ao Vaticano a sua substituição à frente da diocese de Beja em 2022.

O prelado revelou no ano passado que esse pedido teve lugar após sofrer um acidente vascular cerebral. “Na altura disseram-me que aguentasse mais um bocadinho, que ainda era cedo [para abdicar], e foi só isso”.

D. João Marcos fará 75 anos a 17 de agosto e deverá ser quando deixará a liderança da diocese de Beja. Foi ordenado bispo de Beja a 10 de outubro de 2014, substituindo no cargo D. António Vitalino Dantas.

Comentários