Diário do Alentejo

Covid-19: Agricultura do sudoeste mantém "atividade em pleno"

26 de março 2020 - 10:50

A Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur (AHSA) destacou hoje que as suas empresas “continuam a operar” e alimentam “a cadeia de distribuição nacional e internacional”, apesar da pandemia de covid-19. “A agricultura não pode parar”, afirma o presidente da AHSA, Nuno Pereira, garantindo que “a venda para o mercado nacional é uma realidade no universo das empresas” desta associação “e faz todo o sentido que continue a sê-lo”.

 

Segundo a AHSA, as “mais de 25 empresas” que são associadas desta organização, as quais “representam mais de 200 milhões de euros de faturação anual”, mantêm “atividade em pleno”.

 

“Continuam a operar e a alimentar a cadeia de distribuição nacional e internacional”, vincou a associação, assinalando também que a “agricultura do sudoeste alentejano continua a alimentar o país”. A associação referiu que, nas últimas semanas, seguindo “todas as orientações das autoridades”, os seus associados priorizaram ao máximo a prevenção e a implementação e adaptação dos seus planos de contingência”.

 

E as empresas estão “particularmente atentas a eventuais quebras de fornecimento que o mercado nacional possa estar a sentir e que possam comprometer a qualidade de vida das populações”, acrescenta. “Neste sentido, a resposta ao apelo das autoridades, especificamente as que o estado de emergência decreta, é clara: garantir que a cadeia de fornecimento de alimentos em Portugal não pare”, frisa a associação.

 

Ao nível local, a AHSA disse estar a operacionalizar, em conjunto com as suas associadas, “um sistema de apoio a instituições de cariz social do concelho de Odemira que possam vir a ter dificuldade em obter alimentos da parte dos seus fornecedores habituais”. Do portefólio das várias empresas da AHSA fazem parte frutos, produtos hortícolas e ervas aromáticas, além de flores e plantas ornamentais. 

 

Fundada em 2004, por um grupo de empresas a operar no Perímetro de Rega do Mira, a AHSA atua numa área produtiva próxima dos dois mil hectares e os seus associados – no global com cerca de 3.500 colaboradores - são os maiores produtores da região, tendo alcançado uma vertente fortemente exportadora, apesar de também operarem no mercado interno.

Comentários