Diário do Alentejo

Covid-19:Jerónimo de Sousa quer “reforço” do SNS

11 de março 2020 - 16:35

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu o “reforço” de meios e profissionais que permita ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) dar “uma resposta cabal” ao “problema” do surto de Covid-19 em Portugal. “Em primeiro lugar, é importante combater o alarmismo, isto não invalida que haja quebra de preocupação, antes pelo contrário”, começou por dizer Jerónimo de Sousa, frisando depois que deveriam ser consideradas "todas as medidas de prevenção necessárias a que essa prevenção tenha efeito concreto na vida e na saúde dos portugueses”.

 

“Consideramos que uma das medidas é o necessário reforço de meios, de profissionais de saúde que permitam que o SNS dê uma resposta cabal a este problema”, precisou o líder comunista, que falava aos jornalistas após um encontro sobre reposição de freguesias na aldeia de Vale de Vargo, no concelho de Serpa. Em simultâneo, continuou, também é necessário “medidas que não levem a que, aproveitando e à boleia deste problema sério, se ataquem salários e direitos dos trabalhadores”.

 

“Cremos [PCP] que isso é fundamental, porque a vida mostrou que a economia avança e os problemas resolvem-se quando há valorização dos salários e dos direitos e não o contrário”, frisou Jerónimo de Sousa, defendendo ainda que “devemos estar preocupados” com o “problema” do surto de Covid-19, “mas não em termos de alarme, porque isso não ajuda ao combate que todos temos de travar”.

 

No seu discurso acusou o Governo de “não querer devolver” as freguesias “roubadas” às populações em 2013 pelo executivo PSD/CDS-PP, referindo que a devolução “só não acontece” no atual quadro de forças “se PS não quiser”. Segundo o líder dos comunistas, “no quadro da relação de forças” atualmente existente na Assembleia da República, a “devolução” das freguesias “roubadas” às populações em 2013 “só não acontece se o PS não quiser”.

Comentários