Diário do Alentejo

Turismo de Portugal investe em promoção do enoturismo

28 de fevereiro 2020 - 18:50

O Turismo de Portugal lançou uma campanha destinada a promover o enoturismo nos mercados estrangeiros, que implicou um investimento de 500 mil euros, tendo um público potencial de 170 milhões de pessoas. Esta ação destina-se, sobretudo, ao meio digital e é composta por seis vídeos que associam os vinhos portugueses e o enoturismo à arte, cultura, arquitetura e música.

 

“A ideia é que [os vídeos] sejam utilizados em todas as campanhas, em todo o mundo. Fazemos campanhas em 21 países, que são os nossos principais emissores, mas chegamos a mais de 160 países de forma orgânica porque os vídeos ou excertos são utilizados em campanhas digitais […]”, avançou o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, segundo o qual a campanha tem um investimento que ronda os 500 mil euros para todos os mercados e deverá estender-se além de 2020, “dependendo da resposta das pessoas”.

 

Os vídeos em causa têm um público alvo de 170 milhões de pessoas e pretendem atrair mercados estrangeiros, sobretudo os que têm maior apetência para este produto, como o Reino Unido, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Brasil ou Canadá. De acordo com os dados do Turismo de Portugal, existem cerca de dois milhões e meio de pessoas que têm a gastronomia e o vinho como motivação para visitar o país. “Acreditamos que é um mercado que pode crescer mais e é com base nestes vídeos que contamos estimular as pessoas para que venham a Portugal”, notou Luís Araújo. A campanha insere-se num programa de ação específico para o enoturismo, que foi lançado na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em 2019, que inclui componentes, além da promoção, como o investimento e a formação.

 

No âmbito deste programa já foram apoiados 38 projetos de desenvolvimento da oferta, num total de 60 milhões de euros de investimento, em, por exemplo, enotecas, hotéis temáticos, museus, adegas, quintas e solares, maioritariamente localizados no Norte, Centro e Alentejo. O investimento é feito por privados e os projetos são financiados através dos instrumentos financeiros do Estado.

 

O Turismo de Portugal, que está integrado no Ministério da Economia, é responsável pela promoção e valorização da atividade turística, agregando competências institucionais relativas à dinamização do setor.

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