Diário do Alentejo

José Manuel Santos tomou posse como presidente da Entidade Regional de Turismo

23 de julho 2023 - 12:00
Internacionalização, transição digital e climática, são alguns dos objetivos a prosseguir
Foto | Câmara Municipal de Montemor-o-NovoFoto | Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

José Manuel Santos tomou posse, na passada quarta-feira, como presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. O sucessor de Vítor Silva foi eleito no dia 12, tendo recolhido os 101 votos entrados nas urnas, do total dos 116 que compõem o colégio eleitoral. A tomada de posse teve lugar em Montemor-o-Novo e contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

 

Texto Aníbal Fernandes

 

Internacionalização, formação, transição digital e climática, diversificação e qualidade. São estes os objetivos que vão nortear a nova direção executiva da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, liderada por José Manuel Santos.

 

Eleito no passado dia 12, na lista única que reuniu a totalidade dos votos entrados nas urnas – na sede, em Beja, e nas delegações de Évora, Portalegre, Grândola e Santarém –, o novo presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo quer “crescer mais em valor” do que em volume, nomeadamente, através de um aumento da estadia média que pode ser conseguida através de “projetos e iniciativas” que atraiam clientes à região.

 

José Manuel Santos tem também a ambição de captar, em outras zonas do País, mão de obra qualificada para a região, considerando que qualquer profissional que possa colmatar uma vaga com “qualidade” contribui para a “especialização dos produtos e das ofertas”, o que é essencial para o desenvolvimento do setor.

 

Na semana que passou, o novo presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, em declarações a vários órgãos de comunicação social, prometeu concretizar o plano de atividades e orçamento para 2024 e integrar nele as sugestões recolhidas junto dos intervenientes do setor turístico da região.

 

INTERNACIONALIZAÇÃO

Uma aposta clara é a internacionalização das ofertas, desde logo consolidando as já existentes, como os Caminhos de Santiago ou a rede de autocaravanismo, e criando novas propostas, de que o cycling é um dos exemplos.

 

José Manuel Santos terá a acompanhá-lo, na comissão executiva, Pedro Beato, como vice-presidente, e Conceição Grilo (Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre); Pedro Ribeiro e Rui Raposo (respetivamente, presidentes das câmaras municipais de Almeirim e Vidigueira); Carlos Moura (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal); Luís Bizarro (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo); Porfírio Perdigão (Grupo Vila Galé); Jaime Serra (Universidade de Évora); e Isabel Vinagre (Companhia das Lezírias).

 

Álvaro Beijinha presidirá à mesa da assembleia-geral, tendo como secretário José Pedro Calheiros. O conselho de marketing, que definirá a estratégia de promoção da região, integrará Nuno Pina, Rita Soares, Jorge Rosado, Mónica Mcgill, Luísa Rebelo, João Madeira e João Raposo.

 

CURRÍCULO

José Manuel Santos tem 53 anos e é natural de Olhão, mas trabalha há mais de três décadas no Alentejo, em Évora. É formado em Sociologia e lecionou uma pós-graduação em Turismo na universidade local. Em 2003 frequentou o primeiro curso de Alta Direção em Administração Pública realizado em Portugal pelo Instituto Nacional de Administração e há perto de 30 anos que está ligado ao setor turístico da região, nomeadamente, como secretário-geral da ERT do Alentejo e Ribatejo.

Comentários