Diário do Alentejo

Vinhos: Exportações do Alentejo para o Brasil duplicam

15 de fevereiro 2020 - 10:25

s exportações dos Vinhos do Alentejo para o Brasil, que ocupa o “primeiríssimo lugar” dos mercados externos para a região, “duplicaram em valor” entre 2016 e 2019, revelou Maria Amélia Vaz da Silva, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

 

Aludindo aos dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a mesma responsável, que tem a seu cargo o mercado do Brasil na CVRA, indicou que, no ano passado, o Alentejo vendeu “à volta de 12,5 milhões de euros” de vinho para aquele país. “O Brasil ocupa o primeiríssimo lugar das exportações dos Vinhos do Alentejo e, em 2019, foi responsável por um pouco mais de 20% do valor total” dos vinhos que a região vendeu no estrangeiro.

 

Já em termos de volume, em que o Brasil “também ocupa o primeiro lugar” do ‘ranking’ das exportações, no ano passado saíram “2,6 milhões de litros” de vinho da região para território brasileiro. “É um valor considerável, é uma boa percentagem das nossas exportações em termos de volume, cerca de 15%”, afirmou, sublinhando que estas vendas em volume no Brasil, no ano passado, representam “quase o dobro” das registadas no país que ficou em 2.º lugar, a Polónia.

 

Para Maria Amélia Vaz da Silva, a evolução das exportações dos vinhos da região para o Brasil, nos últimos quatro anos, significa que o Alentejo está “a vender um pouco mais em volume, mas sobretudo a vender muito melhor”.

 

“Os produtores estão a ganhar confiança, as exportações estão a ser consolidadas e mesmo da parte do consumidor há hoje maior conhecimento em relação aos vinhos portugueses, o que também permite que os preços possam subir um pouco”, porque antes estavam “baixos em comparação com os de países como a França ou Espanha”, e “é isso que tem vindo a acontecer”.

 

No Brasil, “há um trabalho que tem vindo a ser feito pelos produtores e pelos importadores e há um gosto do povo brasileiro pelos Vinhos do Alentejo”, até porque “a gastronomia acaba por ser parecida na maioria dos estados”, o que constitui “uma mais-valia para o consumo” deste produto desta região portuguesa, vincou.

 

As exportações dos Vinhos do Alentejo seguem para mais de 75 países. Em valor, os primeiros cinco países são Brasil, Suíça, Angola, Estados Unidos e Polónia. Em volume, atrás do Brasil, surgem a Polónia, Estados Unidos, Angola e França, revelou à Lusa Maria Amélia Vaz da Silva.

Comentários