Diário do Alentejo

Herdeira da Zara avança com investimento em Troia

02 de novembro 2019 - 09:05

A milionária espanhola Sandra Ortega prepara-se para ser dona de um novo projeto turístico que irá nascer na península de Troia, De acordo com o semanário Expresso, o projeto da filha de Amancio Ortega, fundador da Inditex, designa-se Ferrado Comporta e será instalado numa área de 340 hectares comprada à Sonae por 50 milhões de euros.

 

Em declarações ao semanário, José António Sousa Uva, proprietário da herdade São Lourenço do Barrocal, em Monsaraz, e que é o sócio português de Sandra Ortega no projeto da Ferrado Comporta, referiu que este projeto se distingue "por não ter fins especulativos e ser um investimento de longo prazo, em que iremos desenvolver apenas 20 por cento da capacidade prevista no plano de pormenor, que é o que esta duna suporta sem ser devassada por construção”.

 

Não está ainda apurado o valor total do investimento do projeto turístico de Sandra Ortega em Troia, apesar de já estar definido que se iniciará pela recuperação das dunas e a sua reflorestação com espécies autóctones, o que, segundo o Expresso, terá um custo estimado de 20 milhões. O processo envolve arrancar os eucaliptos plantados nos anos 60, além de outras infestantes como acácias, substituindo-os por pinheiros ou zimbreiras, numa intervenção em 200 hectares.

 

Em projeto está, numa primeira fase, a construção de 100 unidades de alojamento, distribuídas por um hotel e um aldeamento turístico, a concluir até meados de 2024.

 

Troia representa o primeiro projeto em Portugal da herdeira do fundador do império de moda ligado à Zara, e onde também é acionista. Já há vários anos que o projeto turístico da Ferrado na Comporta está a ser pensado, tendo-se feito o contrato de promessa de compra e venda dos terrenos à Sonae em 2016, e a escritura final em 2018.

Comentários