Diário do Alentejo

Beja promove Patrimónios do Sul no fim de semana

11 de outubro 2019 - 12:20

Vinhos, tauromaquia, artes e ofícios, caça e pesca, gastronomia e música marcam a feira Patrimónios do Sul, em Beja, entre sexta-feira e domingo, para promover a identidade da região aos níveis económico, cultural e turístico. O certame, que decorre no parque de feiras e exposições da cidade com entradas gratuitas, é uma "aposta" da Câmara de Beja "como forma de apoio ao desenvolvimento e às culturas" do Sul de Portugal, refere o município.

 

Segundo a autarquia, o apoio é dado "através da valorização dos patrimónios materiais e imateriais, tradicionais e inovadores" e do estímulo da produção, transformação, comercialização, espírito criativo, empreendedorismo e da inovação do Sul de Portugal.

 

A Patrimónios do Sul, que vai na segunda edição, inclui as feiras Vinipax, Beja Brava e Canibeja, o salão Caça e Pesca, a mostra de aves Avibeja, os espaços "Artes do Sul", "Beja Educa", "Sul à Mesa", "À Conversa" e "Petiscos" e espetáculos musicais. A 13.ª edição da Vinipax, "o maior evento de vinhos do Sul de Portugal", vai promover "os vinhos mais emblemáticos" das regiões do Alentejo, do Algarve, do Tejo e da Península de Setúbal e outros nacionais e estrangeiros "na qualidade de convidados".

 

A Beja Brava, dedicada à tradição taurina, vai incluir várias atividades, como demonstrações de toureio, oficina de bandarilhas, exposições, treinos de forcados, uma tertúlia, um festival taurino e espetáculos. A Canibeja vai incluir exposições e demonstrações caninas e a Avibeja mostra e concurso de aves de criadores de vários pontos do país. Demonstrações de cães de parar, de cetraria, de pombos de vara, de tiro com arco e aos pratos, uma montaria, caçada a patos, provas desportivas e colóquios são ofertas do salão Caça e Pesca.

 

"Artes do Sul" é um espaço para exposições e partilha de experiências de artesanato, "design", turismo, produtos agroalimentares, serviços, conhecimento e ciência e "Sul à Mesa" terá demonstrações de cozinha ao vivo. "Beja Educa" é um espaço lúdico e pedagógico com atividades para crianças dos seis aos 12 anos, "À Conversa" será palco de seminários, colóquios, tertúlias e apresentações de livros e no espaço "Petiscos" os visitantes vão poder petiscar enquanto ouvem cante alentejano e música popular.

 

Os destaques do cartaz de espetáculos musicais são os concertos da banda Anjos, na sexta-feira, e de João Pedro Pais, no sábado, a partir das 22:30, e de António Caixeiro, no domingo, a partir das 18:30, no palco principal.

Comentários