Do anterior edifício, pouco ou nada sobrou. A remodelação foi praticamente completa. Quando questionado acerca de como espera que o Hotel Vale do Gaio vá dinamizar a oferta turística no concelho de Alcácer do Sal, o proprietário refere que o hotel é "um produto muito singular", afirmando que "quando alguém quer ir a Vale do Gaio quer mesmo ir para lá". O proprietário estaria porventura a referir-se às características distintas deste empreendimento turístico: o hotel, virado para a barragem, prima pela beleza e pela paz, proporcionados pela paisagem e localização únicas.
O investimento total da remodelação cifrou-se nos 1.100.000 euros, comparticipado com fundos europeus no âmbito do Portugal 2020. E o futuro? "O hotel Vale do Gaio vai ser falado agora mais do que nunca, pois tem um potencial incomparavelmente maior que antes", reitera Vasco Gallego.
O investidor aproveitou ainda para acrescentar que "é ótimo todo o investimento que tem sido feito dentro do concelho de Alcácer do Sal na área da hotelaria", fazendo referência às obras com vista à construção do Palácio do Sal Hotel e Spa, em Alcácer do Sal, num investimento de cerca de 6 milhões de euros, e aos trabalhos de ampliação no Hotel da Barrosinha, também em Alcácer, cujas obras, já finalizadas, orçaram em 2,5 milhões de euros. Recorde-se que o Município de Alcácer do Sal apoiou todos estes investimentos, atribuindo isenção de taxas de modo a alavancar a economia do concelho, com a criação de emprego e o florescimento do turismo.